11 Dicas de como organizar um site que gere resultados

Todo empresário pensa muito antes de tirar o dinheiro do seu bolso para fazer um investimento. Perguntas como: vale a pena? Não vou jogar dinheiro fora? Vou ter resultados? E assim vai.

Ao investir em um site não é diferente, ainda mais quando nos deparamos com muitas empresas oferecendo o serviço. O empreendedor fica na dúvida por onde começar e em quem confiar, assim como acontece com todo investimento na empresa.

Este texto é para ajudar a dar uma direção aos empresários, que assim como eu, pensam antes de investir. A pergunta que vou responder é: como organizar um site que gere resultados?

O grande erro de muitos é não planejar. Antes de sair escolhendo ou desenhando temas, é preciso fazer um planejamento. Pode ser junto com a empresa que contratar ou antes. Vou trazer aqui um checklist do que você deve levar em consideração no seu plano para desenvolver seu website.

Plano para Site

  1. [  ] Perfil do seu consumidor.
  2. [  ] Objetivo da sua empresa.
  3. [  ] O que você soluciona.
  4. [  ] Atrair Visitantes Qualificados.
  5. [  ] Conversão em Contatos.
  6. [  ] Vender.
  7. [  ] Retenção.
  8. [  ] Design.
  9. [  ] Domínio.
  10. [  ] Hospedagem.
  11. [  ] Manutenção.

1 – Perfil do seu consumidor – Persona

Identifique o perfil do seu consumidor, aquele cliente ideal que vai comprar seus produtos e serviços. Qual a idade dele, onde ele busca informações, o que ele gosta, quais são suas dificuldade e desafios. Tente responder o máximo que puder formando o perfil do seu cliente ideal e dê um nome a ele.

Dá uma olhada neste post que escrevemos: A importância da Buyer Persona no planejamento de sua empresa.

2 – Objetivo do seu site da sua empresa

Não é um erro de ortografia não, é o erro de muitos ao fazer planejamento. O site é sua ferramenta de marketing, a pergunta correta a se fazer é “Qual é o objetivo da sua empresa?” e colocar o site trabalhar para alcançar ele.

Alguns dos objetivos mais comuns que podem ser alcançados com um site são:

  • Fortaceler a Marca: torná-la uma referência valorizando seu produto ou serviço.
  • Vender: expandir as vendas locais alcançando outras regiões.
  • Pedidos de Orçamento: abrir um novo canal para pedidos de orçamento.

Responda: Quais são os objetivos da sua empresa e como um site pode ajudá-lo a alcançar?

3 – O que você soluciona

As pessoas não compram características do produto, elas compra a solução. Pense no seu produto como solução para seus clientes. Qual problema ele resolve? Como você pode ajudar essas pessoas a encontrar uma solução usando seus produtos ou serviços?

Alguns exemplos:

  • Uma pessoa não compra um remédio para emagrecer, ela compra o emagrecimento.
  • A Coca-Cola não vende xarope de coca gaseificado, o consumidor compra a sensação de tomar uma Coca-Cola.
  • Uma empresa de cosméticos não vende produtos para beleza, mas a beleza. A sensação de sentir-se bem e mais jovem.
  • Uma academia não vende os exercícios, mas é o resultado que ele proporciona que os alunos compram.

Responda: Qual é o problema que seu produto ou serviço soluciona?

4 – Atrair Visitantes Qualificados

O seu site não pode ficar parado. Você já definiu o perfil do seu cliente, então você tem que atrair esse perfil para acessar seu site e ter resultado, caso contrário, não terá visita ou um monte de visitantes desqualificados.

Quando falo em visitante qualificado, estou falando de usuários que têm interesse na sua solução, que atendem o perfil do seu consumidor ideal.

Para que você consiga atraí-los, deve gerar conteúdos que despertem o interesse deles e otimizar as páginas do site com palavras-chaves relacionados aos seus produtos e serviços para que encontre-as.

Lembre que deve ser conteúdo de valor, que atenda o seu consumidor. Não vai colocar “receitas de comidas” no seu site só para chamar mais visitantes, a não ser que seja o perfil de visitante que deseja. Isso só gera perda de tempo para sua empresa na produção do conteúdo e vai gerar muitos acessos desqualificados. Pense na qualidade de seu visitante, não na quantidade.

Você pode atrair visitantes qualificados usando técnicas SEO e um Blog.

Responda: Que tipo de conteúdo você pode oferecer para atrair visitante qualificado?

5 – Conversão em Contatos

Mesmo com muitas visitas qualificadas, você não vai conseguir falar com eles. Então, você precisa pegar o contato desses visitantes para criar uma relacionamento e vender depois. Mas como?

Distribua formulários no seu site possibilitando ao seu visitante te enviar uma mensagem, falar com você. Outra forma muito utilizada é criar Landing Pages (páginas de caprtura) oferecendo algo em troca das informações. Mas cuidado, você deve oferecer algo de valor para que ele preencha pelo menos o e-mail em troca desse conteúdo.

Possibilite também a ele a sair da sua lista de contatos quando quiser. Não force a fazer nada do que ele não queira.

Isso pode ser feito com: Formulários de captura, Landing Pages.

O conteúdo de troca pode ser: webinar, workshops gratuitos, eBooks, vídeos, cupom de desconto, brindes. Enfim, pense no seu consumidor e ofereça algo que ele queira muito.

Responda: O que você pode oferecer de valor em troca do contato do seu visitante?

6 – Vender

Você pode usar seu site para vender, se esse for seu objetivo. Você pode optar em fazer uma Loja virtual, fazendo vendas pela internet ou apenas colocar formulários para que possam solicitar Orçamentos e depois, um vendedor entrar em contato com quem solicitou.

Isso pode ser feito através de uma plataforma de Loja virtual ou formulários para solicitarem orçamento.

7 – Retenção

Um forma de utilizar seu site é para uso de retenção de seus clientes, gerando conteúdo de valor para eles e novidades da empresa. Isso gera novas indicações da sua empresa e vendas. Não pense em um site que só traga novos clientes, pense nos clientes que você já conquistou.

Isso pode ser feito usando um Blog ou promoções e ofertas exclusivas para seus clientes.

Responda: Que tipo de conteúdo você pode oferecer para seus clientes?

8 – Design

O design não é primeira coisa a ser pensada ao fazer um site. Depois de definido todos os itens anteriores, você saberá pra quem você quer vender e o que vai oferecer. Reuna todo conteúdo necessário, como fotos, imagens, vídeos, identidade visual e toda a ideia que você deseja passar no site para que seja desenvolvido o desenho.

Com a ideia definida e todo material necessário em mãos, a empresa de criação vai desenhar o site, com intuito de ajudar a alcançar o seu objetivo, focado no seu consumidor.

O design do site é muito importante, pois dependendo do seu público é escolhido formas, cores, tipografia e como ele vai ser acessado pelo seu visitante, trazendo a melhor experiência possível. Uma dica aqui é fazer um site que seja obrigatoriamente compatível com smartphones.

9 – Domínio

O domínio do site é seu endereço na internet, no Brasil, pode ser registrado no Registro.BR, mas existem outras empresas que fazem registros. É importante pensar no nome que você vai registrar, pode ser o nome da empresa ou outro relacionado ao seu negócio. Ele deve ser fácil de memorizar e de preferência não muito longo.

10 – Hospedagem

A hospedagem, é o local onde ficam armazenados os arquivos do seu site para ser acessado através do endereço que você registrou. Existem vários servidores de hospedagem, eu particularmente uso da Kinghost. Mas existe a UOL Host, Locaweb entre outros.

Escolha servidores que ofereçam certificados de segurança, o SSL, o que garante mais confiança por seus visitante e é bem visto pelo Google, melhorando seu posicionamento no resultado de pesquisas.

Veja mais sobre domínio e hospedagem de site neste post: O que é Domínio e Hospedagem de site?

11 – Manutenção

Lembra quando disse que seu site não pode ficar parado? Além de postar conteúdo com frequência, é interessante ir adaptando ele conforme sua experiência com seus visitantes. Ao lançar seu site, ouça seus clientes, pessa pra eles avaliarem e darem sugestões, e ao longo do tempo faça atualizações para atender seus clientes e atrair os novos.

 

Espero que tenha te ajudado ou pelo menos te dado uma direção. Leve estas dicas em consideração se você desejar ter um site que gere resultados e não só mais um na internet.

Quer saber mais sobre nós, visite nosso site www.estatus.com.br.

Orçamento criação de site - Estatus

 


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