Preparamos essas dicas de Marketing Digital para você começar a aplicar hoje mesmo na sua empresa. E sem enrolar vamos direto ao assunto!
Com a Era do fácil acesso à informação, o comportamento do consumidor mudou. Quando ele sente que tem um problema, vai pesquisar na internet uma solução.
Além disso, ele está mais seletivo na sua busca, pois existe um vasto conteúdo na web sobre o assunto, e é aí que sua empresa precisa se destacar e oferecer soluções reais para seus futuros clientes, educando-os, dessa forma você consegue atrair atenção desse visitante para seu negócio.
Para chamar atenção de seu público alvo a dica é “Seja Atrativo”.
Gere conteúdo para atrair, focado em solucionar os problemas do seu público. Fale mais em Solução do que da sua empresa.
Assim você consegue atrair Visitantes mais Qualificados para seu negócio.
Alguns recursos que pode utilizar para alcançar esse objetivo:
O que você faz com o visitante que chega em seu site? Deixa ele ir embora?
Você tem um monte de visitas no seu site, blog e redes sociais, isso quer dizer que você está conseguindo atrair esses visitantes através do seu conteúdo.
Imagine alguém entrando em sua empresa. Ele está visitando porque se interessou pela solução que está propondo. Está pronto para comprar a solução, olhou seus produtos e serviços e foi embora sem conversar com ninguém.
Não deixe ir embora pessoas interessadas no seu negócio.
Se ela ainda não está no momento de compra, mantenha um relacionamento, tirando suas dúvidas e oferecendo soluções para que, quando esse momento surgir, ela compre de você.
Crie ofertas e materiais para ajudar essas pessoas. Em troca, pegue pelo menos o nome e o e-mail dela para manter um relacionamento.
O que pode ser usado para criar listas de contatos:
Nem todos seus contatos estão prontos para comprar. Pode ser porque não podem pagar ou sentiu que não é prioridade o seu produto ou serviço naquele momento.
Para resolver isso, crie campanhas de e-mail marketing e em mídia social para educar e atrair atenção desse contato que ainda não decidiu.
Crie um relacionamento ajudando seu contato a resolver seus problemas, fazendo com que em um determinado momento, ele sinta a necessidade de comprar seu produto ou serviço e venha até você.
Oportunidades de Venda são geradas através do relacionamento com seus contatos.
Lembre-se! Você é um educador, não fique enviando só e-mail de seus produtos ou só falando da sua empresa.
Exemplo de opções que podem ser usados para criar e manter um relacionamento com seus clientes:
Esse é o momento que ocorre a passagem de Contato para Cliente! Aqui você passa a bola para sua equipe comercial, mas antes, o marketing pode ajudar muito os vendedores.
Defina antes de passar para eles quais são os critérios para ser considerado uma oportunidade de venda, como por exemplo, o interesse, faturamento, localização ou idade.
Faça um alinhamento claro com a equipe de vendas, sabendo quais são os objetivos e metas para você trabalhar em conjunto para alcançar esses resultados.
Envie para sua equipe comercial um histórico desse contato. O que ele leu, assistiu, baixou, quais foram suas dúvidas e como você já ajudou ele. Assim você otimiza e melhora o processo de vendas na sua empresa.
O que pode ser feito e usado nesse caso:
Vendeu! Mas isso não quer dizer que deve esquecer as campanhas que você fez até chegar nas vendas.
Avalie a taxa de conversão de cada campanha focada em cada fase. Se você fez uma campanha para montar uma lista de contatos, quantos por cento dos seus visitantes se tornaram contatos?
Desses contatos, qual sua taxa de conversão em novas oportunidades de venda e quantos por cento efetivou em vendas?
Isso vai ajudar a melhorar suas próximas campanhas, focando nas que trazem melhores resultados e melhor retorno dos seu investimento em marketing digital (ROI).
Veja algumas métricas que podem ser levantas e observadas:
Não esqueça do seu cliente depois que vendeu!
Continue um relacionamento com sua base de clientes, ajudando-os com dicas exclusivas para quem já comprou.
Assim, diminuirá significativamente a taxa de perda de clientes, e ainda poderão indicar sua empresa para amigos.
Também poderão comprar novos produtos ou serviços ao longo do tempo ou participar de promoções e ofertas específicas pra eles.
Podemos dividir essas dicas em fases, começando a aplicar desde a primeira.
Claro que você não precisa seguir essa sequência, mas se você não sabe por onde começar, essa é nossa sugestão. Um modelo que gera tráfego qualificado para sua empresa, relacionamentos duradouros e vendas todo mês, diferente de uma campanha momentânea.