Atrair pessoas para sua Clínica de Estética com Inbound Marketing

Contrariando a crise, o mercado de estética vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Do contrário que se imaginou, devido aos acontecimentos que vêm assustando os brasileiros, o primeiro pensamento em relação ao setor de estética é que os serviços seriam deixados de lado pelas pessoas no momento da busca pela economia.

Mas não é o que as pesquisas dizem.

O número de novos registros no MEI (Micro Empreendedor Individual) nessa área, entre 2010 e 2015, teve um aumento de 567% de acordo com os dados do Sebrae. A expectativa de crescimento da área de Higiene, Beleza e Cosméticos é de 30% até 2018 segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ), de abril de 2016.

Dá uma espiada nessa matéria do G1 em Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

O mercado está bom, mas ficou concorrido e como todo negócio que quer crescer e fugir da crise, uma Clínica de Estética precisa atrair clientes.

O Inbound Marketing, conhecido também como Marketing de Atração, é uma estratégia inovadora, com objetivo de despertar o interesse das pessoas que tem o perfil do seu cliente ideal, fazendo com que elas te encontrem e não o contrário, como o marketing tradicional faz.

Para isso, sua clínica deve atrair um público que tenha interesse nos seus serviços e produtos através do Marketing de Conteúdo, um dos principais pilares do Inbound Marketing.

Vamos sair da teoria?

Use nosso exemplo para aplicar agora na sua clínica. Substituindo com suas informações, preencha esses campos abaixo:

  1. Serviço: Tratamento para perder peso.
  2. Benefícios do serviço: Melhora o humor, a auto-confiança, dorme melhor, menos dor nas articulações, alivio do estresse, mais disposição, menor risco de diabetes, controle do colesterol, etc.
  3. Perfil do Cliente 1: Mulher, 40 anos, empresária, sobrepeso.
  4. Perfil do Cliente 2: Homem, 40 anos, empresário, sobrepeso.

Minha recomendação é dar atenção individual para cada serviço ou produto.

Escolha um dos serviços da sua clínica, escreva palavras-chave dos benefícios do seu serviço. Fique atento a este detalhe: seu cliente quer saber o que ele vai ganhar ao fazer esse serviço. Essa é uma forma de você apresentar “valor” e não “preço”.

Uma dica sobre as palavras-chaves, converse com seus atuais clientes e levante informações como: Quais são suas dúvidas, desafios, desejos e objetivos. Anote tudo e divida em tópicos o que identificou nessa pequena pesquisa!

Pense no perfil do cliente como sendo uma única pessoa e não como um grupo.  Não é público alvo, mas ela pertence a um grupo e outras pessoas com um perfil similar podem se interessar pelo conteúdo.

Exemplo:

  • Perfil: 40 anos, empresário.
  • Público alvo: de 30 a 50 anos, empresários.

Marketing de Conteúdo

Com essas informações em mãos agora vai ficar tudo mais fácil e assertivo. Poderá iniciar a produção de conteúdo para despertar interesse de seu cliente ideal, baseado nas palavras-chaves e outras informações que você colheu em uma conversa formal com eles.

O conteúdo pode ser textos em um blog como este, ou vídeos.

Pense no conteúdo como uma ajuda, não fale sobre sua empresa, mas sim sobre os benefícios que os serviços que ela oferece podem trazer. Ao fazer seu conteúdo pense no perfil do seu cliente, dê nome a ele. Por exemplo, o nosso perfil 1 poderia ser Maria e o 2 poderia ser João.

Toda vez que for produzir seu texto, pergunte-se: A Maria se interessaria no que estou produzindo? Se coloque no lugar dela!

Distribua seu conteúdo no seu web site, blog e redes sociais e mantenha uma frequência. Um calendário de conteúdo com datas e temas vai te ajudar muito nessas horas.

Execute esse exemplo e depois me diga, aqui nos comentários, o resultado!

Quer mais dicas como essa ou tem dúvidas, ficarei feliz em te ajudar. Deixe aqui seu comentário e assine nosso Blog na lateral direita para receber uma notificação de novas dicas em seu e-mail sempre que lançarmos um novo artigo.

Referências:
– http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/mercado-de-estetica-cresce-nos-ultimos-anos-a-despeito-da-crise/101833/
– http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-centro-de-estetica

Site para clínica de estética


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