Como a internet mudou o jeito de fazer marketing e vender!

O crescimento da internet foi muito grande nesses últimos anos. O boom das redes sociais e o número de pesquisa por produtos e serviços na internet está cada vez maior e nos faz repensar a forma de vender. O consumidor mudou, junto com esse crescimento.

Como era vender antes do crescimento da internet?

Havia uma escassez de informação e geralmente se concentrava no vendedor. Só a empresa e o representante comercial era o detentor da informação sobre o produto ou serviço e seus benefícios. Estamos falando de vendedores que saiam a procura de novos clientes e falavam muito antes de vender um produto, pois tinham que dar uma aula para o consumidor.

O marketing era focado em fazer barulho e interromper o consumidor. Se o consumidor estava assistindo ou ouvindo a um programa, a cada intervalo era abordado por propagandas de produtos ou serviços de empresas. Assim como outros meios, como envio de cartas (mala direta) ou ao parar em um semáforo se deparar com um outdoor.

Não estou dizendo que isso é errado. Isso ainda é feito, mas antes, eram basicamente as únicas maneiras de fazer marketing. E esse método de fazer marketing dá um grande resultado para divulgação e fortalecimento de marca, veja o exemplo da Coca-Cola.

Veja um resumo de como era antes:

  • Poucos lugares para encontrar informação.
  • A informação se concentrava no vendedor.
  • O vendedor tinha que ir atrás do cliente.
  • Marketing de Interrupção.
  • Aluguel de Audiência.
  • Marketing era fazer barulho.
  • Posicionamento de Marca – BRANDING.

Como vender após o boom da internet

Houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor. Com o crescimento da internet e o grande número de conteúdos disponíveis, antes de comprar um produto ou serviço o consumidor vai até um buscador, como o Google, e pesquisa sobre o que tem interesse.

Após pesquisar e encontrar todas as informações e estiver satisfeito, ele vai procurar os fornecedores e então fazer o contato com o vendedor já sabendo sobre o produto ou serviço que deseja. Não é o vendedor que vai atrás dele.

Com o grande número de informações disponíveis na internet, o marketing de interrupção hoje é pouco aceito. O consumidor tem o poder de escolher o que quer ver.

Para chegar a esse novo consumidor. Ops! Não é você mais que vai até o consumidor. Agora você deve atrair esse consumidor para seu negócio, e na internet tem muita gente pesquisando e procurando seu produto ou serviço.

Quando você precisa comprar um produto ou serviço, o que você faz antes? Preciso dizer mais alguma coisa?

Uma dica. Procure seu consumidor onde ele estiver. Ele pode estar pesquisando no Google, em uma rede social, ou participando de um grupo virtual sobre um produto ou serviços que você poderá atendê-lo.

Segue alguns pontos importantes sobre esse novo momento.

  • O uso da internet cresceu!
  • A era Google!
  • Redes Sociais.
  • A informação não está mais só com o vendedor.
  • O cliente vai até o vendedor.
  • Escolha de informação. (Interrupção pouco aceita)
  • Marketing de Permissão.
  • A internet ensina.
  • Você deve ser atrativo.

Agora, o consumidor:

Compara

O consumidor compara

Site Buscapé.

 

Avalia e tem voz!

O consumidor avalia

Site Reclame Aqui

 

Lembre-se que o consumidor atual não gosta muito de ser interrompido, então use estratégias para atrair apenas consumidores que estão interessados no que você tem a oferecer. Posicione-se como uma empresa que está ali pra solucionar um problema dele, e não como um vendedor.

E como fica o marketing tradicional no meio disso tudo?

Se adapte! Isso mesmo.

Una as estratégias de marketing tradicional com o marketing digital. Atraia através de suas campanhas tradicionais para uma ação digital.

Exemplo:

Ao fazer uma campanha no rádio, televisão, outdoor ou impresso, divulgue o endereço de uma página onde você consiga pegar os dados de contato e iniciar um relacionamento com ele através do e-mail marketing.

Para campanhas mais eficazes, divulgue em canais em que seu público se encontra.

Aqui estão algumas opções de marketing tradicional, que você pode criar estratégias para unir com o digital:

  • Parcerias e Indicações
  • Eventos
  • TV e Rádio
  • Mídia Impressa e Assessoria de Imprensa
  • Cold Calling
  • Email Marketing

É! O mundo muda e sua empresa também deve acompanhar essas mudanças para não ficar no passado.

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