Como atrair alunos para academia usando Inbound Marketing

Após você ter definido suas personas e entendido o que é uma jornada de compra, chegou o momento de atrair o interesse de seus futuros alunos para que visitem suas páginas na web.

Tudo que você fizer, deve estar relacionados a sua persona, segmento, objetivos e metas.

Bora lá!

Marketing de Conteúdo – Produzir conteúdo relevante

O conteúdo é muito forte dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Existe até uma área específica dentro do inbound chamado Marketing de Conteúdo.

É através do conteúdo que você, como gestor de academia, vai despertar o interesse de suas personas para visitarem seu blog e site. O conteúdo deve estar relacionado ao que seu público busca resolver, não sobre sua empresa.

Pode ser posts no blog ou materiais sobre dicas, novidades e informações relacionados a atividades físicas e o que cada um resolve, tanto no bem-estar ou saúde das pessoas.

Com conteúdo, além de atrair suas personas, você se torna autoridade no assunto, dando mais credibilidade para sua academia.

Criar Ofertas para atrair seu público

Além dos textos no seu blog para atrair visitantes qualificados, você pode oferecer ofertas especiais para aqueles que já estão em seu momento de compra.

As ofertas podem ser, por exemplo:

  • Um mês grátis na academia;
  • Matrícula e primeira mensalidade grátis;
  • Descontos especiais.

Crie uma landing page para cada oferta específica e solicite alguns dados, no mínimo nome e e-mail para o visitante conseguir obter essa oferta. Assim, você monta uma lista de contatos interessados nos seus serviços.

O conteúdo vai ser sua moeda de troca. Crie conteúdo que as pessoas gostem e queiram mostrar para outras pessoas.

Otimizar site e Blog – SEO

Além de produzir textos e materiais que estejam relacionados a sua persona, seu site e blog devem estar bem posicionados nos resultados de pesquisa dos buscadores, para que, no momento que pesquisarem sobre um determinado assunto seu blog seja encontrado.

Aí entra o SEO (Search Engine Optimization), em português: Otimização de Mecanismos de Pesquisa.

Antes de criar seu texto, deverá fazer uma pesquisa sobre o que sua persona está pesquisando no Google para resolver sua ‘dor’. Monte uma lista de palavras-chaves relacionados a ‘dor’ dela e verifique se existe volume de pesquisa. Ou seja, de nada adianta você escrever sobre um assunto que não estão pesquisando na internet. Você não terá visitas e não ganhará relevância.

Use o Google Trends pra verificar se seu termo de pesquisa tem volume de pesquisas. Use também o auto complete do Google para ter sugestões de palavras-chaves relacionadas ao assunto que deseja escrever.

Google Trends

Google Trends - Marketing para academia

Auto Complete ou Suggest do Google

Google auto complete - SEO para academia

Leia mais sobre SEO aqui.

Mídias Sociais

As mídias sociais são boas ferramentas para divulgação de seu conteúdo, materiais e ofertas de atração. Use as mídias sociais, sempre levando em consideração suas personas. Em qual mídia social meu público se encontra?

Após publicar seus materiais, lance nas redes sociais para que sejam encontrados. Insira um link que vá para a página do seu conteúdo ou oferta, para converter em contatos esses visitantes que vieram através da rede que você divulgou, que pode ser o Facebook, Twitter, Instagram ou até o LinkedIn, dependendo do material que você está oferecendo.

Distribua e analise qual das mídias sociais mais converte em contatos para sua lista.

Mídia Paga

Sabemos que toda publicação em mídias sociais não alcança o público esperado. Um dos motivos é que as empresas limitam o alcance de suas visualizações e apenas uma pequena porcentagem pode ver.

Se a academia iniciar agora um um trabalho de Marketing de Conteúdo, é normal não chegar a um grande número de visitas a sua publicação do blog ou da rede social. Por isso, pensar bem antes de gerar um conteúdo é muito importante. Cada conteúdo deve atrair a ponto de quem ver, comentar e compartilhar com outras pessoas.

Se deseja resultados mais rápidos e segmentados, a mídia paga é de grande ajuda para alcançar em um período mais curto o alance desejado.

Divulgue seu material no Google ou mídia social baseado em seus interesses e localização. Filtre o quanto puder para que sua mídia paga chegue realmente as pessoas que você quer como alunos e deseja ter eles na sua lista de contatos.

Analise os canais e campanhas e acompanhe os resultados para então otimizar suas próximas campanhas.

Em resumo, a mídia paga vai te ajudar a atrair visitantes em menos tempo que a orgânica (não paga). Com o tempo, a orgânica vai começar a dar resultados, mas no início é difícil acontecer, mas não impossível. Tudo depende do quão seu conteúdo ou oferta é atrativo para suas personas.

Nossa dica para atrair novos alunos para sua academia é:

  • Produzir conteúdo relevante – Marketing de Conteúdo
  • Criar ofertas atrativas
  • Otimizar seu site e blog – SEO
  • Usar as mídias sociais para atrair
  • Fazer mídia paga

Lembre-se, o seu conteúdo deve ser focado na suas personas e dentro de uma jornada de compra.


 Próximos posts:

 

eBook gratuito Marketing Digital para academia

 

Imagens: Freepik


Tags:, , ,