Como converter visitantes em contatos para sua academia

O que você faz quando alguém visita seu site, lê um artigo em seu blog ou vai até sua academia? Pega os dados para falar novamente com esse visitante ou deixa simplesmente ele ir embora? Se ele não fechar a matrícula naquele momento, você corre o risco de nunca mais voltar a falar com ele.

Esse é um erro grave que passa despercebido por muitas academias. Não adianta ter um site com um histórico, fotos da estrutura impecáveis, suas modalidades, horários e planos ou um blog cheio de informações atraindo visitantes interessados nos seus artigos e você simplesmente não pegar pelo menos o nome e e-mail dessa pessoa.

Quando alguém vai até sua academia é mais fácil pegar os dados de contato dela, por estar ali em sua frente, mas isso também é possível através de seu site e blog, gerando assim um relacionamento com quem visita suas páginas.

Vamos ver como fazer isso?

Antes de continuar, vamos trocar agora o ‘contato’ por ‘lead‘.

Lead é qualquer visitante que deixa pelo menos seu nome e mail em um formulário do seu site, blog ou landing page. Ele deixa de ser um estranho e passa a ser um Lead.

Primeiro. Seu site e blog deve ter tudo isso que falei antes: Histórico, fotos da estrutura, modalidades e horários de forma clara para o visitante. O que não podemos deixar de fazer é ele sair dali sem pelo menos deixar um dado para contato.

No seu blog, solicite a ele assinar para receber posts atualizados que possam lhe ajudar ou algum material mais extenso para ele baixar.

Conteúdo é sua moeda de troca

Esses materiais são sua moeda de troca. Você oferece uma informação ou uma oferta bem tentadora que faz com que ele deixe pelo menos seu nome e e-mail para baixar ou receber essa oferta. Isso é o que chamamos de conversão!

Converter um desconhecido em um novo lead em sua lista, interessado em seu conteúdo e em algum momento se tornar um aluno da sua academia. Claro que nem todos os leads gerados vão se tornar seu aluno, mas poderão ser promotores da sua academia.

Marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads que o marketing tradicional - Estatus Web Studio.

Um dado bem importante da Demand Metric, mostra que o Marketing de Conteúdo gera 3X mais Leads que o marketing tradicional e custa 62% menos.

O caminho basicamente é assim:

  • Criar um material ou uma oferta tentadora.
  • Cria uma Landing Page para esse material.
  • Criar Chamadas de ação no seu site e Blog (CTA).
  • Divulgar esse material em sua mídia social e Google.

O material pode ser um mais informativo, para você se relacionar com esse contato e em algum momento, dentro da jornada de compra, levar ele a se matricular.

Ou pode ser uma oferta para quem já está em seu momento de compra, ou seja, já estava pensando em fazer academia e só precisava de alguém oferecendo uma boa oportunidade para ele começar e, já no inicio, gerar matrículas a um prazo mais curto. Claro que o ideal nesse caso é fazer mídia paga para alcançar suas personas que estão nesse momento de compra, gerando resultados mais rápidos.

O que é uma Landing Page?

É basicamente uma página do seu site onde você disponibilizará o material para o visitante fazer o download, junto com um formulário para inserir seus dados e liberar esse material para baixar.

Nessa página você insere uma descrição sobre o material e em que vai ajudar esse visitante. Após ele preencher será direcionado para uma página de agradecimento junto com o link para download do material. Esse link ele também receberá no email cadastrado.

Exemplo de uma Landing Page para Academia

Exemplo de uma Landing Page para academia - Estatus Web Studio

Exemplo de uma Landing Page para academia.

Você receberá os dados em uma lista de leads e, se autorizado, você pode continuar um relacionamento com ele através do e-mail marketing, enviando mais conteúdo de seu interesse. Aí entra o processo da jornada de compra, como citado anteriormente.

Lembre-se que o material que você vai disponibilizar, o qual pode ser, além de um ebook, um checklist ou vídeo, deve estar em contexto com sua persona e nunca falar sobre a sua empresa, e sim, educar e solucionar problemas desse visitante.

Após montar sua lista, minha sugestão é:

  • Fazer email marketing nutrindo esses leads para não esquecerem de você.
  • Ofereça informação em troca de dados, assim você monta uma lista de contatos interessados em seus serviços e produtos e no momento certo, um lead se tornará uma aluno na sua academia.
  • Comprar lista de email? Não! Pois listas compradas não são contatos que foram atraídos pelo seu conteúdo.

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