Como Criar Conteúdo Atrativo para sua Empresa – Etapa 2

Sabemos que o conteúdo no Inbound Marketing é a base de tudo e aí surge uma das grandes dúvidas que é: como criar conteúdo atrativo? É por isso que resolvi escrever essa sequência de posts com as etapas que irão te ajudar a criar seu conteúdo.

Antes de escrever

Antes de escrever sobre os temas que você levantou na sua lista, é importante que você saiba pra quem está escrevendo, sempre focando nas suas necessidades. Se você já tem um número de clientes, pense neles ao escrever, ou nos visitantes que você quer atrair para seu conteúdo. Voltamos aqui a discussão sobre a criação de suas personas, a quais vão lhe ajudar muito ao elaborar seu conteúdo.

O conteúdo que você vai gerar não se trata de sua empresa, seu produto ou serviço, mas sim das pessoas as quais você deseja atrair. Vejo muitos blogs de empresas escrevendo só sobre ela, e não sobre os problemas que suas personas estão buscando respostas.

Como Organizo meu conteúdo na Jornada de Compra?

Na etapa 1, deixei uma atividade para escolher 10 tópicos sobre dúvidas comuns de seus clientes e personas e incluir na jornada de compra.

A jornada de compra é importante para que seu conteúdo seja atrativo, encontramos elas divididas em 3 e 4 fases. A de 3 fases, segundo a HubSpot são:

  1. Conhecimento
  2. Consideração
  3. Decisão

A jornada em 4 fases, segundo a Resultados Digitais são:

  1. Aprendizado e Descoberta
  2. Reconhecimento do Problema
  3. Consideração da Solução
  4. Decisão de compra.

Você pode usar qualquer uma das 2 opções. Como no post anterior falamos sobre a de 3 fases, é sobre ela que vou escrever agora.

Na fase de Conhecimento, você vai inserir as dúvidas para o visitante que está sentindo já os sintomas de um problema, mas ainda não sabe o que tem ou sentiu uma necessidade. É a fase que ele vai buscar saber mais sobre os sintomas ou a necessidade: O que? Por quê?

Exemplos:

  1. Sinto dores na coluna (sintomas). Por quê? (pesquisa).
  2. Estamos com atrasos nas entregas (problema). O que fazer? (pesquisa)

Na fase de Consideração, ele já tirou as dúvidas. Agora ele vai pesquisar buscando soluções para o problema que ele diagnosticou para resolver. Ele poderá pesquisar por algo assim: Como resolver o problema x? ou buscar por treinamento ou cursos que falem sobre seu problema.

Exemplos:

  1. Sinto dores na coluna por que trabalho o dia todo sentado (descoberta). Como resolver? (pesquisa).
  2. Estamos com atrasos nas entregas por que nossa transportadora entrou em greve (descoberta). Como resolver? (pesquisa).

Na fase de Decisão, ele já está certo do que precisa pra solucionar seu problema, basta agora escolher a melhor opção para ele. Ou seja, ele está pronto pra comprar algo que resolva seu problema.

Exemplos:

  1. Preciso de um especialista em coluna e sair do sedentarismo.
  2. Encontrei outras transportadoras para fazer as entregas.

Agora analise cada tópico e identifique se realmente ele está apropriado para cada fase da jornada. Lembre-se que seus futuros clientes estão buscando respostas ou sentiram uma necessidade, que no final, você pode resolver pra eles com seu produto ou serviço. Criar conteúdo atrativo para todas as fases para suas personas que estão pesquisando em diferentes momentos e que possam chegar até o seu conteúdo.

Para atrair visitantes e gerar leads qualificados, ou seja, contatos na sua lista que realmente vão se interessar no seu produto ou serviço lá na frente, crie conteúdos mais específicos. Conteúdos amplos trazem bastante visitas mas os específicos trazem os que tem grandes chances de se tornarem seus clientes.

Foque seu conteúdo na informação, educação e qual melhor forma do seu visitante consumir esse conteúdo, depois pense no design. Com certeza o design é importante, mas só existe bom design com bom conteúdo.

Lembre-se que seus visitantes podem estar ocupados com outras atividades, facilite pra ele encontrar seu conteúdo e conseguir ler ou assistir.

Dados para desenvolver seu conteúdo

  • Nome da sua persona:
  • Tema escolhido:
  • Palavras-chave relacionado ao conteúdo para ser encontrado.
  • Fase da Jornada:
  • Formato: [  ] Post Blog  [   ] Vídeo   [    ] eBook  [    ] Outros

Você pode começar a escrever, dividindo o conteúdo da seguinte forma:

  • Título principal
  • Introdução
  • Subtítulos
  • Conclusão

Depois vai escrevendo sem se preocupar em corrigir, ao finalizar, você lê tudo e faz as correções. Siga essas dicas que com certeza você conseguirá criar conteúdo atrativo para sua empresa.

No próximo post vamos falar sobre como distribuir seu conteúdo. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para melhorarmos nossos posts 🙂

Newsletter

 


Tags: