Como Planejar o Conteúdo da sua Clínica de Estética para Atrair Clientes

Vivemos há alguns anos bombardeados por propagandas em todos os meios de comunicação. Em meio a todo esse caos, estão as clínicas de estética disputando os seus consumidores, e muitas a qualquer custo, afinal, sem clientes não tem negócio.

Mas o que muitas empresas desse segmento esquecem é que essa avalanche de informações ‘chateia’ seu público. Pensando em oferecer um benefício e achar que está fortalecendo sua marca, do contrário, acaba passando uma imagem negativa e chata da clínica.

O consumidor atual tem o poder de escolha e a internet toda para pesquisar antes de comprar um serviço. O grande erro de muitas empresas é não participar desse processo de pesquisa do seu público e ir direto ao ponto, oferecendo o serviço.

Uma pesquisa feita pela consultoria Provokers, com exclusividade para o Google Brasil, mostra que a jornada do consumidor é multicanal.

– 96% pesquisam on-line antes de decidir em que loja física comprar.

– 95% pesquisam on-line para escolher produtos antes de comprar em uma loja física.

Para a estética não é diferente e deve levar esses dados em consideração. Um setor que deve passar confiança e segurança para seus futuros clientes tem que estar disponível a eles. Sempre irão querer saber mais sobre você antes de entrar em sua clínica.

Mas, conhecer seu ambiente, profissionais e tratamentos não é o inicio da pesquisa, já é a decisão de compra! Quais são suas chances de vender mais que seu concorrente participando de toda a jornada de compra do seu cliente? Muitas!

Além de você ajudar nessa jornada, mostrando ao cliente o caminho para chegar ao que realmente ele precisa, sua clínica se torna um ponto de referência e passa mais segurança nos serviços que oferece, valorizando mais seus tratamentos e assim você pára de brigar só por preço com sua concorrência. Mas como fazer isso?

Gerando conteúdo relevante e atrativo para cada fase da jornada de compra de seus futuros clientes, atraindo-os para sua clínica e gerando vendas de valor.

Jornada de Compra Clínica de Estética

São 4 fases da jornada de compra, divididas da seguinte forma:

  1. Aprendizado e Descoberta
    Nessa fase, você vai gerar conteúdo que despertem o interesse do perfil do seu cliente, é o momento que ele está sentindo os sintomas, mas ainda não sabe o que tem.
  2. Reconhecimento do Problema
    Aqui você vai usar assuntos relacionados aos problemas comuns dos seus clientes. Nessa fase ele está buscando mais informações sobre um problema específico que identificou.
  3. Consideração da Solução
    Nesse momento ele vai se interessar por assuntos voltados a solucionar seu problema já identificado.
  4. Decisão de Compra
    Momento de decidir quem vai solucionar seu problema. Aqui ele faz uma pesquisa por clínicas, podendo levar em consideração: profissionais capacitados para resolver seu problema, ambiente, processo de compra. Pode escolher entre uma ou outra clínica, comparando-as.

É nesse momento que, por estar presente em toda a jornada, a sua clínica estará um passo a frente do seu concorrente.

Como Planejar o Conteúdo para sua Clínica de Estética

1) Identifique o Perfil do seu cliente

Identifique o perfil do cliente para quem você vai escrever.

Veja nosso exemplo, com algumas informações fictícias e não baseadas em estudos reais. Substitua por suas informações.

Nome: Ana Carolina
Sexo: Feminino
Idade: 40 anos
Cargo/Função: Empresária
Formação: Superior
Casada, tem filhos.
Meios de Comunicação utilizados:
  • Facebook, Messenger, WhatsApp, E-mail.
Quais os principais Objetivos:
  • Melhorar a autoestima;
  • Ter uma pele sem manchas;
  • Se sentir sempre jovem e bonita;
Quais os Problemas ou Desafios que enfrenta:
  • Possui manchas na pele que a incomodam;
  • Cuida diariamente da empresa e dos filhos pequenos;
  • Encontrar um tempo para “se cuidar” e relaxar.
Como minha clínica pode ajudar esse cliente?
  • Dar dicas sobre cuidados com a pele, causas e tratamentos;
  • Oferecer planos personalizados para tirar manchas da pele;
  • Ambiente aconchegante com espaço para crianças acompanhadas de um tutor.

2) Defina os Temas

Faça uma lista de temas que despertem o interesse do cliente que você criou. Analisando o perfil da nossa cliente Ana Carolina, podemos elaborar dicas sobre cuidados de pele, causas e tratamentos despertando assim, o interesse dela no momento em que ela estiver pesquisando.

Você pode também preparar materiais para mostrar os benefícios da clínica para ela, como o ambiente aconchegante, já que ela quer relaxar, mostrar que possuem um espaço para deixar os filhos aos cuidados de um tutor e que a clínica dispõe de tratamentos que soluciona o problema de manchas de pele.

Percebeu que só o tratamento não é a solução do problema dela? Ela quer, além do tratamento, relaxar sem se preocupar com os filhos enquanto um profissional, que ela confia, realiza o serviço.

3) Crie uma Agenda de Conteúdo, Formato e onde vai Divulgar

É importante que você mantenha uma frequência de conteúdo, e para não se perder, uma agenda de conteúdo é o ideal. Essa é nossa sugestão, mas você pode modificar:

  • Data para publicação;
  • O Tema;
  • A palavra-chave relacionada ao tema;
  • A fase da jornada;
  • O Formato: vídeo, eBook, artigo no Blog…
  • Onde você vai divulgar: Web Site, Blog, Facebook, Instagram, Youtube;
  • Responsável.

Exemplo:

Agenda de Conteúdo para Clínica de Estética

Uma boa pesquisa, com suas atuais clientes, você já consegue identificar o perfil do seu consumidor. Não precisa ser um formulário e parecer que você está entrevistando. Um bate papo na sala de espera já é o suficiente para levantar informações preciosas, desde idade, trabalho, desafios e problemas enfrentados no dia a dia.

Anote as dúvidas mais comuns delas e gere conteúdo. Com certeza você conseguirá despertar o interesse dela e de um grupo maior de pessoas que estavam com a mesma dúvida. Seja a referência!

Ha! Tem um presentinho pra você. 😀

Já deixei pronto uma planilha pra você usar. Ela foi feita com a ferramenta de planilhas do Google. Nela você poderá inserir os dados da sua persona e planejar o conteúdo para suas clientes. Não é o máximo? É essa mesma da imagem de exemplo. Baixe ela aqui!

Veja abaixo o vídeo explicativo de uso da planilha:

Aguardo seus comentários. 🙂

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