Dicas de como organizar o site da sua clínica de estética

Todas as ferramentas digitais tem seus prós e contras dependendo de cada segmento, mas o website é uma ferramenta indispensável para todos os tipos de negócios, seja apenas físico, totalmente on-line ou híbrido (físico + on-line). E se tratando dos dias atuais, em que a busca por tratamentos estéticos está em alta, o site é um excelente cartão de visitas para uma clínica de estética.

Se alguém estiver pesquisando no Google, seja para tirar dúvidas ou procurando um produto ou serviço, o site vai ser de extrema importância para apresentar soluções para este visitante. A maioria das pessoas não entram em uma rede social para comprar um produto ou tirar uma dúvida. O primeiro recurso a ser utilizado para pesquisar é o Google.

Pare e pense por um momento. Quando você quer tirar uma dúvida ou buscar e comparar produtos e serviços, onde você vai pesquisar? Nem preciso responder né!

Mas fazer um site só por fazer, sem dar uma atenção a ele, pode não gerar o resultado esperado e nem tão pouco aparecer para quem está pesquisando. Então, aqui vai algumas dicas para se organizar antes de criar ou reformular o site da sua clínica de estética.

  • Perfil do seu Cliente;
  • Seus produtos e Serviços;
  • Palavras-chaves;
  • SEO;
  • Conteúdo;
  • Formulários de conversão;
  • Análise;
  • Sugestão de páginas;
  • Registro de domínio;
  • Hospedagem do site;
  • Manutenção;

Perfil do seu Cliente

Eu particularmente gosto de começar montando o perfil do cliente que vai acessar o site, antes de qualquer outro item. É importante que você tenha claro quem vai ver o conteúdo do seu site e oferecer a melhor experiência.

Um erro comum antes de começar é sair escolhendo o modelo do site e depois encaixando o conteúdo dentro dele. Deve ser o contrário, primeiro, entenda quem vai visitar seu site e como oferecer da melhor maneira o conteúdo para ele, para então criar o desenho.

Pense em um conteúdo e use um “tom de voz” em seus textos e imagens voltado a esse público. Leve em consideração o gênero, idade, cultura, entre outras informações que você usou pra montar o perfil do seu cliente.

Uma mulher de 18 anos tem mais facilidade com uso de uma tecnologia do que uma mulher de 65 anos. Isso deve ser levado em consideração na hora de como disponibilizar o conteúdo para cada uma delas. As cores e tipos de fontes (tipografia) também são importantes, se é um público mais feminino, use cores mais leves e femininas, criando um visual agradável enquanto ela estiver usando o seu site, assim como o tipo e as cores das fontes, para que a visitante leia com facilidade sem forçar a visão, tornando uma leitura prazerosa.

Veja o item 1 “Identifique o Perfil do seu cliente” deste post que escrevemos e monte o perfil do seu cliente.

Produto e Serviço Destaque

Liste seus produtos e serviços e selecione os que trazem um diferencial. Uma pesquisa dos sites de seus concorrentes, ou até daqueles que não tem site (melhor pra você) é importante para que você escolha seu serviço ou produto que se destaca em relação a eles. O visitante pode comparar e ser convencido a optar por sua clínica por causa de seu diferencial.

Depois de selecionar o destaque, pense a melhor maneira que você deseja apresentar ele para o seu visitante.

Palavras-chave

Levante uma lista de palavras-chaves relacionadas ao seus produtos e serviços. Não fazer isso, é como não se importar se seu site aparecerá ou não no resultado de buscas do Google. O que pode levar o seu concorrente ser achado e você não, e no final, a desculpa será que “o site que não trás resultado”.

Depois de levantar essas palavras-chaves, verifique se estão buscando por elas. Você pode usar ferramentas on-line para verificar se tem volume de pesquisas. Abra os links abaixo e insira suas palavras-chaves:

Usar a sua cidade junto com a sua palavra-chave em seu site é um ótima escolha. Muitos visitantes buscam os tratamentos em suas cidades, por isso, usar uma palavra-chave como “limpeza de pele em curitiba” leva essa pessoa chegar até seu site.

Use as palavras-chaves sugeridas pelo Google ao tentar fazer uma pesquisar. Elas aparecem por que tem volume de pesquisas.

Google sugestão limpeza de pele

No final da página dos resultados vão aparecer mais sugestões, use as que se encaixam com seu negócio.

Google pesquisa relacionada

SEO para Clínica de Estética

SEO é uma sigla do inglês Search Engine Optimization, são técnicas para otimizar as páginas do seu site para ser encontrado pelo Google e aparecer no resultado de busca, principalmente na primeira página e nas primeiras posições do resultado. Escrevemos o post O que é otimização de pesquisa SEO com mais informações.

E aqui Otimize sua página para mecanismos de pesquisa você vai encontrar como é feito essa otimização no site.

Aplicando essas técnicas em seu site, vai garantir um melhor resultado nas buscas.

Conteúdo no site

É importante que além do conteúdo sobre sua empresa, produtos e serviços, o site tenha páginas com foco em atrair visitantes que não estão no momento de compra, ou seja, estão com dúvidas ou buscando soluções sem saber ainda como podem resolver.

É interessante que você tenha um blog junto com seu site com textos e vídeos sobre as principais dúvidas do seu público, despertando o interesse e trazendo essas pessoas até suas páginas.

Quando falo em gerar conteúdo para atrair, não é falar sobre sua empresa. Uma pessoa com dificuldades vai buscar aprender mais, pesquisando sobre o assunto, não vai procurar pelo nome da sua empresa, a não ser que ela já conheça sua marca. Use conteúdo para atrair novos clientes para sua clínica de estética buscando ajudar essas pessoas, dando o caminho a eles até a solução do problema.

Vai ter aquela pessoa que estará pesquisando por “limpeza de pele”, mas também aquela buscando por “como tirar manchas de pele” ou “como deixar a pele mais limpa”. São todos temas para artigos do seu blog ou vídeos.

Assim, sua clínica começa a se tornar um ponto de referência, destacando também a sua marca.

Formulários de Conversão

Trazer seu público alvo até seu site e deixar ele ir embora pode não ser interessante para o seu negócio. É como entrar em uma loja, ver a solução do problema e ir embora.

Os formulários no site ajudam a converter esses visitantes em contatos, para que você possa falar com eles, ajudar ainda mais e oferecer a solução.

É muito difícil alguém preencher um formulário se não conseguir perceber que terá um benefício. Ofereça algo em troca, como um conteúdo mais completo para ele aprender mais ou cupom de desconto.

Análise do site

É importante que você acompanhe seu site, como as páginas mais visitadas, palavras-chaves que fizeram os visitantes chegarem ao seu site, de onde veio as visitas. Tudo isso pode ser feito gratuitamente instalando um código do Google Analytics em seu site.

Assim, você pode apostar em conteúdos que mais geram tráfegos para seu site e quais fontes levam mais visitantes.

Sugestão de Páginas

Da para dizer que um site é quase um padrão, o que difere é o conteúdo e o desenho baseado no perfil do visitante que deseja atrair. Segue algumas sugestões de páginas para seu site:

Página inicial: Página de entrada, é o primeiro contado do seu visitante. Ao abrir ele já deve identificar sobre o que é seu site. Também usada pra mostrar seu produto destaque, promoções e contatos.

Sobre a Clínica: Página com informações sobre a clínica, estrutura, horários, localização e profissionais.

Tratamentos: Página com os tratamentos. O ideal é que cada tratamento tenha uma página específica, com texto, imagens, vídeos, depoimentos e formulário para conversão. Gere conteúdo com foco nos benefícios para convencer que essa é a solução que o visitante estava procurando.

Contato: A página de contato é padrão nos sites. Os visitantes já tem em mente isso e a procuram quando querem encontrar seu telefone, e-mails, endereço. Pode ser inserido um formulário de contato para envio de mensagem, caso prefira. Porém, é importante você manter esse formulário somente se você responde a eles. É comum a reclamação dos vistantes que as empresas não respondem os formulários de contato.

Agendamento: É uma página opcional e depende da política de cada clínica e como ela faz esses agendamentos.

Registro de Domínio

Domínio, é o endereço do seu site o qual sua clínica de estética vai ser encontrada. No Brasil, a empresa responsável em gerenciar os domínio com a extensão .br (de Brasil) é o Registro.br.

É importante pensar no nome do domínio para que não seja difícil de ser falado ou muito complicado. Facilite o máximo, use o nome da sua clínica ou outro que seja bem sugestivo e tenha contexto com o que você vai oferecer no site.

Para pesquisar a disponibilidade e registrar no Registro.br, basta clicar aqui. Até o momento que escrevi esse post, o valor estava em R$40,00 anual e você mesmo pode registrar e já garantir seu domínio antes que outro registre.

Servidor de Hospedagem

O servidor de hospedagem é o local onde vai ficar armazenados os arquivos do site, banco de dados e suas contas de e-mail.

Existem vários servidores de hospedagem no mercado, eu particularmente gosto da Kinghost, mas você vai encontrar a Locaweb, Uol Host, Hostgator, Go Daddy, entre outros. Basta uma pesquisa por “servidor de hospedagem” no Google.

O valor depende do plano escolhido e é interessante que seja escolhido junto com o desenvolvedor do seu site, pois envolve também alguns requisitos dependendo da linguagem que vai ser programado seu site.

Manutenção do site

É importante fazer a manutenção do seu site, como escrever conteúdo para seu blog mantendo uma frequência, atualizar imagens, promoções, enfim, não deixar seu site parado.

Pode haver uma cobrança da manutenção do sistema de gestão de conteúdo do site também.

O valor vai depender do tipo de manutenção que é feito mensal e deve ser tratado com seu desenvolvedor.

Investimento para criação do site

Vamos levantar uma estimativa:

  • Desenvolvimento do site: R$3.000,00 (Média);
  • Registro de domínio: R$40,00 (anual);
  • Hospedagem: R$150,00 (primeiro ano, baseado nos planos da Kinghost);
  • Manutenção: R$ 150,00 (Mensal) (Pode variar dependendo da manutenção desejada mensalmente).

Total:  R$3.340,00*

* Lembrando que esse valor pode variar ainda, são só estimativas. Depois de pago o desenvolvimento do projeto, você terá apenas os custos anuais e mensais.

Se desejar, pode entrar em contato conosco para desenvolvermos uma proposta para sua clínica, sem compromisso.

E-mail: estatus@estatus.com.br
Fone: (46) 3524-2540
Com Jair Alievi

“Não preciso de site, tenho Facebook”

Já ouvi muitas empresas dizerem, “eu tenho Facebook, não preciso de site”, o que é um grande erro pensar assim.

O Facebook é uma rede social, use-o para se relacionar com seus clientes, despertar o interesse delas para um conteúdo mais completo em seu site. Como disse, as pessoas buscam soluções (dúvidas, produtos e serviços) no Google e não no Facebook, mas as redes sociais são importantes para gerar tráfego para seu site.

O site é seu e você pode personalizar do jeito que quiser. As redes sociais não são suas, e a qualquer deslize você pode perder sua conta e todo trabalho que fez nela, já vi isso acontecer.

Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário e se inscreva em nossa Newsletter para receber mais dicas para sua clínica de estética.

Orçamento criação de site - Estatus

 

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