17 Dicas de Marketing Digital para Academias, Studios e Personal Trainer

O crescimento da internet foi tão grande nesses últimos anos. O boom das redes sociais e o grande número de pesquisas por produtos e serviços na internet cada vez maior nos faz repensar a forma de vender. O consumidor mudou, junto com o crescimento da internet.

Antes quem detinha as informações eram os vendedores. O marketing era focado em “fazer barulho” buscando chamar a atenção dos consumidores e trabalhando muito a divulgação e fortalecimento da marca. O consumidor tinha que ir até o vendedor para saber mais sobre o produto ou serviço para, então, fazer sua escolha.

O aluno de hoje é diferente. Antes de comprar um produto ou serviço ele pesquisa, ou seja, a informação agora está disponível também para ele.

Antes de se matricular em uma academia, por exemplo, ele pesquisa na internet soluções para seu problema, e quando chega até o vendedor, já sabe qual seu objetivo. Ele já vai pronto para fazer a matrícula para alcançar o resultado desejado. Em outras palavras, seu cliente acredita que sua academia vai resolver o problema dele.

Isso mudou na compra de qualquer tipo de produto e serviço. Ele tem a internet toda para pesquisar. Agora o consumidor que detém a informação, não fica mais só com o vendedor.

E para você se destacar, tem que trabalhar o marketing da sua empresa focado nesse novo consumidor. Preparamos o resumo de alguns itens para você entender e usar na sua academia, para atrair e vender para esse novo consumidor.

O Mercado de Academias no Brasil

“O Brasil é um importante mercado na indústria de fitness e bem-estar. Com mais de 31.000 clubes e 7,9 milhões de sócios do clube, é o segundo maior mercado do mundo em termos de número de instalações, bem como o quarto maior mercado em termos de sócios do clube. “

Fonte: IHRSA- International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA)

O momento agora é apostar no seu diferencial.

Nossas dicas de Marketing Digital

Nossas Dicas serão disponibilizadas na lista abaixo. Também enviaremos por e-mail para nossos assinantes da Newsletter, então se inscreva para ser notificado quando lançarmos a dica aqui no post, ok?


#Dica 1 – Você conhece seu aluno?

Antes mesmo de você pensar em uma estratégia de marketing, é importante saber pra quem você está vendendo e é aí que entra a persona, que vai te ajudar muito nesse ponto. A persona é o perfil fictício do seu aluno ideal. É quem vai comprar seu serviço ou produtos. Ele vai te ajudar a focar nesse aluno na hora de fazer suas campanhas de marketing.

Você pode criar mais de um persona para sua Academia, Studio ou como profissional Personal Trainer. Por exemplo, uma persona para cada modalidade que é oferecida e outra para cada programa de treinamento, tendo isso, pode se criar uma estratégia de marketing alinhado aos seus objetivos e metas.

Nós escrevemos um post completo em nosso blog falando mais sobre como criar sua persona nesse link.


#Dica 2 – Jornada de Compra do seu Aluno

Você já se perguntou qual o caminho o seu aluno percorreu antes de contratar seu serviço? E se você fizesse parte deste caminho, as chances de fechar com você não seriam maiores? Então você deve conhecer a jornada de compra de seu aluno, que basicamente se divide em três fases:

  • Conhecimento: Seu futuro aluno está em busca de informações sobre um problema que sentiu.
  • Consideração: Ele já identificou o problema e está buscando informações de como resolver.
  • Decisão: Momento em que ele já sabe o problema que tem e como solucionar. Aqui ele vai em busca de solução.

Você pode fazer parte dessa jornada auxiliando ele a encontrar a solução. Veja este post mais completo que escrevemos sobre a Jornada de Compra.


#Dica 3: SEO – Como ser encontrado pelo Google

A primeira pergunta que ouço quando é lançado um site é: Quando meu site vai aparecer no Google?

Vai depender muito de como você organizou seu site de forma que os buscadores entendam suas páginas e seu conteúdo para indexar em suas buscas. Um site para aparecer nos resultados de busca deve levar em consideração alguma técnicas de otimização de suas páginas, o famoso SEO.

Os buscadores dão muita importância se você está realmente oferecendo na página aquele conteúdo que você prometeu e analisa se os visitantes estão gostando. Quanto mais pessoas visitam suas páginas, você melhora seu posicionamento. As técnicas SEO são primordiais para que você “ganhe pontos” com o Google, as palavras-chaves devem ter contexto com seu conteúdo e com seu site.

Bom, eu escrevi o post “O que é Otimização de mecanismos de pesquisa SEO?” e esse “Otimize sua página para mecanismos de pesquisa” que mostra como aplicar técnicas de SEO no seu site ou blog e melhorar seu posicionamento. Leia esses posts recomendados e põe a mão na massa, começando o quanto antes aplicar em seu site ou blog!

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#Dica 4: Você sabe onde quer chegar? Definição de Objetivos e Metas

Nem precisa dizer para que uma estratégia de marketing digital funcione você deve saber qual o objetivo e metas da sua academia, para gerar os resultados esperados.

Você pode ter objetivos como por exemplo:

  • Atrair mais visitantes para seu site ou Redes Sociais.
  • Montar uma lista de contatos interessados em seus serviços para Criar
    um Relacionamento.
  • Ser referência no seu segmento: Academia, Personal Trainer, ou Saúde e Bem-estar.
  • Aumentar a Receita.
  • Vender mais.

Para cada objetivo, estabeleça metas!

Veja esse artigo completo que escrevemos Defina Objetivos e Metas para sua empresa crescer.  Coloque hoje em ação essas dicas em seu negócio se deseja crescer.


#Dica 5: Atraia alunos através do Marketing de Conteúdo

Conteúdo é a base de um Marketing eficaz. É através da geração de conteúdo com contexto que você vai atrair suas personas até sua marca, produto ou serviço.

Existem várias formas de disponibilizar conteúdo. Pode ser através de um Blog, imagens, infográficos, vídeos, E-books, apresentações ou ferramentas interativas. Use esses materiais para atrair novos alunos, montar uma lista de contatos interessados nos seus serviços, criar um relacionamento e enfim, vender.

Para ter um resultado eficaz, o marketing de conteúdo deve ser estratégico e distribuído no seu site, blog e mídia social. O uso do conteúdo é muito comum para tornar-se referência no seu segmento e ganhar credibilidade.

No inbound marketing, ele é usado para gerar conteúdo para atrair e educar suas personas. Sejam elas alunos ou não. Nos seus materiais, não fale sobre sua academia, mas sim, use textos para atrair seu público buscando dar solução ao seus problemas.

Insira eles em uma jornada de compra até chegarem a solução, e enfim, adquirir um serviço que alcance os objetivos dela ou resolve uma dor específica.

Não sabe por onde começar? Veja essa sequência de posts que criamos com “5 Etapas para gerar conteúdo atrativo para sua empresa” e comece o quanto antes a gerar conteúdo para atrair seus futuros clientes.


#Dica 6: Blog e Website vale apena?

Se você quer atrair seu público alvo e aparecer quando alguém pesquisar no Google sobre seus serviços ou produtos: SIM!

Blog

O blog por muito tempo foi criado para uso pessoal, contando histórias das pessoas ou até mesmo como diário. Com o tempo, o blog ganhou proporções maiores e começou a ser muito utilizado por empresas, como um informativo
sobre o que está acontecendo na academia, lançamentos de produtos e serviços.

No marketing, o blog é essencial para gerar conteúdo que eduque seus prospects e alunos. Lembrando que agora, você não vai falar de você e sim, de soluções. Dessa forma, conseguirá sempre ter conteúdo atraindo novos visitantes que estão em busca de uma solução dentro do seu segmento e chegam ao seu blog e param pra ler. Essas pessoas começam a ter a sua academia como referência e ainda você começar a ganhar mais relevância no resultado de buscas do Google.

Lembre-se, Marketing de Conteúdo não é falar de você!

Website

O website é um grande aliado. Ele vai além de um cartão de visitas. Ao contrário de uma rede social, você pode deixar do seu jeito. Dessa forma, seu site pode ser customizado pensando em sua persona. E é aqui que você coloca seus serviços e produtos para serem oferecidos para seus visitantes comprarem quando estiverem prontos.

IMPORTANTE: Você deve aplicar as técnicas de SEO nas páginas de seu site e no seu blog para ganhar posição nas primeiras páginas dos buscadores.

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#Dica 7: As Mídias Sociais a seu favor

Quando falamos em Marketing Digital, falamos em usar todas as formas online disponíveis para distribuir o conteúdo gerado. E as mídias sociais são muito utilizadas para esse fim, mas vale ressaltar que cada uma tem seu propósito e para que suas estratégias funcionem como desejado deve levar em consideração o objetivo e foco de cada uma.

Vejo a seguir o perfil de algumas delas:

Facebook

“Fundada em 2004, a missão do Facebook é dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado. As pessoas usam o Facebook para manter contato com amigos e familiares, para descobrir o que
está acontecendo no mundo, e para compartilhar e expressar o que importa para eles.”

Fonte: https://www.facebook.com/pg/facebook/about/

As pessoas entram no Facebook para compartilhar sua história com a família e amigos e ver o que estão fazendo ou compartilhando também. Chame atenção deste público despertando o interesse, pois eles não entram no Facebook com o principal objetivo de comprar, mas sim, de se relacionar com amigos, família e grupos de mesmo interesse.

Link da rede social: facebook.com

Twitter

O Twitter é uma rede social no formato de um microblogging, com limite de no máximo 140 caracteres. Além das publicações, permite o envio e recebimento de mensagens entre os contatos.

É muito usado pelas pessoas para expor suas opiniões ao público. Também utilizado por programas de rádio ou TV para divulgar acontecimentos em tempo real ou chamar para ver outro conteúdo maior.

Você pode ter seguidores ou seguir outras contas as quais você se interesse e deseja acompanhar, para saber o que está acontecendo com aquele determinado usuário.

Ideal para lançamento de produtos, serviços, postagens em blog ou algum material rico. Faça publicações de forma objetiva e direta, levando essas pessoas para uma página mais completa.

Link da rede social: twitter.com

LinkedIn

É uma rede social que conecta profissionais com empregadores. Ao fazer parte no LinkedIn, o usuário terá acesso às pessoas, vagas, notícias, atualizações e insights para profissionais.

Fonte: https://press.linkedin.com/pt-br/about-linkedin

Como é um público mais profissional, é ideal para publicações de artigos para se tornar referência como profissional na sua área. Além de participar de discussões em outros artigos publicados.

Link da rede social: www.linkedin.com

Instagram

É uma rede social em forma de aplicativo em que os usuários compartilham momentos através de fotos e vídeo.

Fonte: https://www.instagram.com/about/us/

Ideal para mostrar o dia a dia da sua empresa, o seu trabalho. Conte histórias através de imagens e pequenos vídeos.

Link da rede social: instagram.com

Lembra da persona?

Teste qual mídia social sua persona se identifica e se relaciona mais para ter um melhor resultado em suas
campanhas. Lembre-se de adaptar sua campanha ao perfil de cada rede social. Teste outras redes sociais além das citadas aqui.


#Dica 8: Converta suas visitas em contatos – Landing Pages

Do que adianta ter muitas visitas e seguidores se não consegue pegar um contato?

Landing Page é, nada mais, nada menos, que uma página de website com o objetivo de converter seus visitantes em contato, que chamamos de leads.

Essas páginas são essenciais para o marketing digital de resultado, pois é através dela que você inicia um relacionamento com seu futuro cliente ou promotores do seu negócio.

O processo funciona basicamente assim:

  1. O visitante clica em um banner (CTA) e vai para sua landing page.
  2. Na landing page, o visitante lê as informações na página e, se atraído pelo material disponível, preenche um formulário com seus dados de contato.
  3. Depois ele é direcionado para uma página de agradecimento ou da oferta que será entregue.

Por isso é muito importante que seu banner e o conteúdo da sua landing page sejam atrativos. O conteúdo deve estar de forma clara, concisa e orientado a ação.

E falando em ação…. veja nossa próxima dica.


#Dica 9: Divulgue seu conteúdo com CTA

CTA é abreviação de Call To Action, que traduzido significa ‘Chamada à ação’.

No marketing digital, ele é um botão com um link com objetivo de levar para uma oferta em uma landing page. Deve ser orientado à ação, como, por exemplo: ‘clique’, ‘saiba mais’ ou ‘baixe esse material’.

A mensagem deve ser clara sobre sua oferta para o visitante entender para onde ele vai ser direcionado se clicar.

Por exemplo:

‘Baixe esse eBook’ ou ‘Saiba mais sobre Marketing’.

Os CTAs são incluídos nas páginas de seu website, blog e e-mails. Devem estar em uma posição que atraia e tenha relevância com a página.

Nós usamos vários ctas nessa página, temos ctas entre este abaixo do texto para o “ebook Marketing Digital para Academia” e também na lateral direita, mais no inicio do site.

 

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#Dica 10: Crie Formulários com foco em sua persona

Os formulários são de grande importância na conversão de visitantes em leads. Por isso, deve ficar atento se está usando campos do formulário com foco em sua persona.

Os formulários são utilizados em páginas de captura para converter seu visitante em um contato (Lead). Deve ser feito as perguntas certas e evitar campos desnecessários ou solicitando informações que podem fazer seu visitante desistir de preenchê-lo.

Um visitante só preenche um formulário se ele ver ‘valor’ no que você está oferecendo em troca.

Em inbound marketing para academia, o conteúdo é a principal moeda de troca.


#Dica 11: Agradeça! Monte sua Página de Agradecimento

A página de agradecimento é a entrega da sua oferta, que começou através de um clique em um CTA, foi direcionado a uma landing page e depois, direcionado a ela. Como o próprio nome diz, página de agradecimento é para agradecer seu lead por ter se registrado em sua oferta.

Aproveite essa página para dar informações e mostrar ao seu lead recém convertido, qual a próxima etapa, direcionando-o em sua jornada de compra até torná-lo seu cliente.

Aqui, você pode apresentar um menu de navegação para o lead continuar encontrando mais conteúdo em seu site ou blog, e colocar botões de compartilhamento pra te seguir nas redes sociais.


#Dica 12: Email Marketing para Educar

Ao contrário do que muita gente pensa e, até já decretaram a morte do e-mail marketing, ele ainda é muito importante para o marketing. O e-mail é muito utilizado para se relacionar com seus contatos, ajudando-os
nas sua jornada de compra e, principalmente, utilizado para fechar seus contatos em clientes.

Use também para se relacionar com que já é seu aluno, encantando-os, dando informações e transformando-os em verdadeiros promotores de sua academia.

Um erro grave cometido por algumas academias é comprar listas de e-mail, e claro, o resultado vai ser catastrófico. A empresa deve montar sua própria lista de contatos, atraindo suas personas através de conteúdo de seus interesses.

Pessoas gostam de falar com pessoas, e não com robôs. A personalização de seus e-mails e segmentação levam a grandes resultados para seu negócio.

E-mails enviados a listas segmentadas recebem mais cliques que e-mails enviados a listas não segmentadas. Isso é importante para enviar conteúdo certo para cada contato e diminuir o número de descadastro da sua lista.

Lembre-se. Nem todos os leads estão prontos para você vender.

Isso significa que você tem suas personas em uma lista, mas ainda não estão prontas para comprar. Por isso a nutrição de sua base de leads e a jornada de compra são grandes aliados no e-mail marketing.


#Dica 13: Crie um Relacionamento com seus alunos – Retenção

Quando pensamos em relacionamento com o cliente, logo pensamos em algo que deve acontecer no pós-venda. É claro que isso se torna muito importante quando alguém se torna seu cliente. Em um relacionamento, ‘confiança’ é a palavra-chave principal. Seu aluno compra seu serviço ou produto porque ele confia em você.

O ideal é que você crie confiança na pré e pós-venda, em toda a interação que você tiver com esse contato, seja ele um aluno ou não. É muito importante que em sua organização todos estejam com o propósito de atender bem seus clientes e estejam unidos para isso.

Mais uma vez, o blog e o e-mail marketing são fortes ferramentas para nutrir seus leads, gerando mais confiança na sua academia e no que você oferece.


#Dica 14: Vendas Inbound – O novo vendedor soluciona

Sabemos que nem todos seus contatos estão prontos para comprar, nessa etapa, é muito importante que o marketing e vendas estejam alinhados. O marketing vai nutrir e levar esse contato em uma jornada de compra até estar pronto para equipe de vendas abordar.

A equipe de vendas vai pegar esse contato com 60% da venda feita, visto que ele foi educado pelo marketing. Agora, o comercial deve pegar todo o histórico desse lead (contato) que o marketing passou, pesquisar, levantar todas as informações e fazer o primeiro contato (conexão).

Na venda inbound, o vendedor é um educador, com objetivo de solucionar o problema desse contato. Tente descobrir qual a ‘dor’ desse contato, conheça seu público, fale a sua língua e seja prestativo. Dessa forma, compreenderá melhor suas necessidades e poderá oferecer um produto ou serviço que vai solucionar seu problema.

E claro, terá mais um aluno feliz, não porque pagou mais barato, mas porque você resolveu o problema dele.


#Dica 15: Automação de Marketing e Vendas

Pesquisar palavras-chave, elaborar conteúdo, publicar nas mídias sociais, enviar e-mails, selecionar leads, passar para equipe de vendas… ou seja, para uma estratégia completa de marketing digital, o tempo gasto é muito grande. É nesse momento que pedimos ajuda!

A automação de marketing e vendas é muito importante para que tudo seja feito com maestria sem perder o foco. Deixe as ferramentas trabalharem por você. Disparando os e-mails conforme você segmentou, separando automaticamente os contatos qualificados para venda e informar sobre cada conversão.

Com a automação, você terá mais tempo para analisar sua estratégia e colher os resultados, deixando a máquina de vendas funcionar por você. Existem várias ferramentas no mercado que podem te ajudar a automatizar tudo isso. Se precisa de nossa indicação de ferramentas, envie-nos um e-mail para estatus@estatus.com.br que lhe informamos uma lista.


#Dica 16: Análise de marketing para melhorar os resultados

Análise é parte de toda sua estratégia de marketing. Todas as etapas devem ser analisadas para que você consiga prosseguir, alcançar o sucesso e definir sua máquina de crescimento. Sabendo o que dá certo e errado, você terá uma visão mais clara sobre seus investimentos e retornos.

Para cada evento criado, testes, botões, imagens, landing pages, modelos de e-mails, abordagens e assim vai, avalie o resultado em números. Ao final de cada ação você poderá identificar o que dá mais certo e replicar, sabendo já o quanto será necessário investir que garanta um resultado de sucesso.

Algumas análises mais comuns são:

  • Alcance: Leads (contatos), Seguidores e Curtidas em Redes Sociais;
  • Visitantes, Leads, Clientes;
  • Fontes de Tráfego;
  • Conversões;
  • Páginas mais acessadas;
  • Campanhas;
  • Canais.

Algumas métricas importantes devem ser calculadas, como: retorno sobre seu investimento (ROI) e o custo por cada cliente (CAC).

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Por exemplo, seu ticket médio mensal é de R$150,00 x 10 novos alunos = R$1.500,00 mês, com contratos de 12 meses = R$18.000. Investiu nessa campanha R$3.000,00. ROI = (18.000 – 3.000) / 3.000,00, ROI = 5. Para cada R$1,00 investido ganhamos R$5,00. A campanha foi bem sucedida!

CAC = Investimentos em marketing e vendas / Número de novos alunos

Por exemplo, CAC = R$3.000,00 / 10.  Seu CAC = 300. O resultado deve estar sempre abaixo do retorno vindo do LTV.

LTV (Lifetime Value), valor do tempo de vida do seu cliente. Por exemplo, se o ticket médio da mensalidade cobrada é de R$ 150,00 e o aluno fica na academia durante 12 meses, o LTV do seu aluno é de R$ 1.800,00. Sabendo
disso, você pode fazer projeções futuras.

LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada aluno

O ideal, é que o LTV seja ao menos três vezes maior do que o CAC. Faça seus cálculos agora usando essas fórmulas em sua academia!


#Dica 17: Inbound e Outbound Marketing: Unindo os dois a favor da sua academia

Unir estratégias para gerar mais resultados para a empresa.

Trouxe aqui várias informações sobre marketing na internet, mas não quer dizer que você deva deixar de lado o marketing tradicional (outbound) que você está usando hoje. Você pode alinhar o marketing off-line com on-line e chegar a grandes resultados. Usar o marketing tradicional com o digital te dará muitas opções para alcançar sua persona.

Atrair para uma Ação Digital

Use suas propagandas em um outdoor, rádio, TV ou impressos com uma chamada para uma ação (cta) online. Por exemplo, você poderá oferecer um cupom de desconto para quem acessar o link de uma página de produto e fazer compra. Esse cupom e link podem ser divulgados em meios tradicionais, como em um outdoor ou em programa de rádio ou televisão.

Aqui estão algumas ações do marketing tradicional que podem ser alinhadas com o marketing digital:

  • Parcerias e Indicações;
  • Eventos;
  • TV e Rádio;
  • Mídia Impressa e Assessoria de Imprensa;
  • Cold Calling;
  • E-mail Marketing.

Sempre leve esse usuário para uma página de conversão, onde você poderá pegar o contato dele e inserir em fluxo de automação de marketing digital.

Para obter um melhor resultado, foque sempre no seu público-alvo e persona. Faça propagandas em locais onde eles se encontram, desde distribuição de impressos, programas específicos de rádio e TV, outdoors em locais estratégicos, eventos relacionados ao seu negócio e nunca compre uma lista de contatos de e-mail.

O inbound marketing para academia parte do princípio de pedir permissão, então, a abordagem que você usará no seu marketing tradicional deve ser a mesma. Você deve oferecer algo em troca de uma informação e solicitar permissão do contato, depois, incluir em uma jornada de compra até ele estar pronto para comprar seu serviço ou produto.


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