Facebook ou Site? Qual usar para Divulgar ou Vender

Com o grande número de pessoas cadastradas e usando as redes sociais todos os dias, fica o dilema entre as empresas se vale ou não a pena ter um site. Posso afirmar, com toda certeza, que um site pode ajudar na divulgação e vendas para sua empresa muito mais do que você imagina, sendo usado como uma excelente e das mais importantes ferramentas de marketing digital para seu negócio prosperar.

Apesar dos esforços do Facebook em melhorar e organizar o espaço dentro da rede social para as empresas, ela continua sendo uma rede social, com o objetivo de conectar pessoas e acompanhar o dia a dia e as histórias de seus amigos e familiares.

Tanto que recentemente, pra manter esse objetivo, o Facebook mudou a forma pra quem é mostrado suas publicações, aparecendo apenas para as pessoas que você mais se envolve, ou seja, as que mais comentam, curtem ou compartilham suas postagens, além de priorizar a família.

“Nos próximos meses, vamos fazer atualizações no ranking do Feed, para que as pessoas tenham mais oportunidades de interagir com as pessoas com as quais elas se importam mais.” – Trecho da notícia em https://br.newsroom.fb.com/news/2018/01/aproximando-mais-as-pessoas/

One of our big focus areas for 2018 is making sure the time we all spend on Facebook is time well spent.

We built…

Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

 

Lembre-se que você não é dono de sua página dentro do Facebook ou outra rede social. A qualquer momento ou deslize, sua página pode ser excluída junto com todo seus esforços e investimentos em marketing aplicados por anos tentando deixar ela parecida com o site da sua empresa.

Mas como o site pode me ajudar em relação a tudo isso. Começo com uma pergunta:

Onde você faz suas pesquisas?

Quando peço para uma pessoa onde ela pesquisa antes de comprar, 100% das respostas que obtive foi: Google. Ninguém me disse que entra em uma Rede Social para pesquisar sobre um produto ou a solução de um problema. Apesar de ter os grupos de compras e vendas, ainda é muito difícil pesquisar e comparar, algo que pode ser feito em um buscador, como o Google.

Então devo parar com as redes sociais? Não.

Cada um tem seu objetivo e deve ser usado a seu favor. Por exemplo, sabendo que no Facebook as pessoas não estão pesquisando, o objetivo dos seus anúncios vai ser de despertar o interesse dessas pessoas. Você deve chamar atenção delas, afinal, elas não estão ali pra comprar seu produto.

Despertando o interesse delas, pra onde você vai levar pra convertê-las em um contato ou uma venda pra sua empresa? Para um site!

Viu que legal? Você pode unir suas redes sociais com seu site ou loja virtual para trabalharem juntos. Isso é comum e existem diversos plugins que as próprias redes sociais disponibilizam para fazer essas integrações.

Vantagens do site para seu negócio

Se as pessoas buscam produtos e soluções no Google e o mesmo é o maior repositório e indexador de sites do mundo, tudo organizado e criado para ajudar quem está pesquisando, sempre buscando formas de melhorar os resultados das pesquisas dos seus visitantes, a melhor ferramenta para atingir essas pessoas não seria um site?

1.000 vezes siiiiim!!!!

Aparecer no resultado das pesquisas

O que muitas empresas erram ao fazer o site, é não pensar em como ele vai ser encontrado por esses visitantes nos buscadores, por isso, empresas de desenvolvimento de sites profissionais apostam e trabalham com sites otimizados, com foco nos visitantes que estão procurando seus produtos, serviços e soluções. Essa técnica se chama SEO, de Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Pesquisas) e já escrevemos sobre ele aqui no blog antes.

O que é Otimização de mecanismos de pesquisa SEO?

Otimize sua página para mecanismos de pesquisa

Fazendo seu site com profissionais, você pode destacar sua empresa nos resultado de pesquisas no Google quando alguém estiver pesquisando sobre algo relacionado a sua empresa, produtos ou serviços.

Organização e personalização de páginas

Um site pode ser feito do seu jeito. Desde o desenho, seguindo a identidade visual da sua empresa, focado em seu público alvo, além de ter um maior controle na organização de suas páginas.

Você pode organizar páginas de galeria de imagens, produtos por categoria, páginas falando sobre sua empresa totalmente personalizada, incluir formulários conforme sua necessidade, oferecer conteúdo para atrair seu público através de blog e vídeos, criar ferramentas que outros sites não ofereçam. Enfim, o site é seu e você prepara ele da melhor maneira possível para que seu visitante tenha uma experiência única e você se diferencie de sua concorrência.

Site como Referência para consulta

Por ser do seu jeito, e organizado como você queria, o site pode ser o link de referência para seus vendedores indicarem para que saibam mais sobre seus serviços, produtos e portfólio.

Em toda divulgação, basta mandar acessar seu site. Se ainda não é o suficiente, tem seus formulários e canais de atendimento disponíveis para o visitante falar com você.

Não só referência para divulgação, mas um site com blog pode ser referência pra quem está buscando por uma solução. Isso pode ser feito através de geração de conteúdo focado nas dores do seu público alvo.

Ela pode chegar até seu site não somente pra comprar um produto, mas tirar suas dúvidas e despertar interesse nas soluções que você oferece.

Atualização

Seu site pode ser atualizado em tempo real. Você pode estar realizando ou participando de um evento e publicando no seu blog e postando as fotos em uma galeria sobre o evento, ou, atualizando sua lista de produtos a qualquer momento, inserindo novos, atualizando preços e fotos.

Pode seguir as tendências. Se surgiu algo novo que pode ser usado para melhorar sua empresa, você pode atualizar seu site e adaptar a essas novidades.

Divulgar sua empresa e vender seus produtos podem ser perfeitamente feitos através de um site. Ele vai além de um simples cartão de visitas ou endereço na internet se você começar a usar todo poder de personalização que o site tem, a seu favor.

Sobre as redes sociais, trate elas como redes sociais. Use-as pra despertar interesse e levar visitantes pra seu site, convertendo em uma nova venda ou contato em sua lista de e-mails.

O site, tem muitas outras vantagens para cada tipo de negócio. Se eu fosse citar de segmento por segmento, não caberia tudo aqui.

A Estatus trabalha com desenvolvimento de sites profissionais desde 2010 e trás como bagagem muitas experiências de sites que fizemos. Usamos toda essa experiência para direcionar nossos clientes para um caminho quer gere resultados.

Se tem dúvidas de como montar ou pretende desenvolver o site da sua empresa, fale conosco!

Orçamento criação de site - Estatus