Inbound Marketing para empresas, minha visão sobre a metodologia

Quando falamos em Inbound Marketing, ainda soa estranho para os ouvidos de alguns empresários, apesar de ser uma metodologia com mais de 10 anos, acredito que nos últimos 5 anos foi começado a falar mais sobre o assunto no Brasil.

Você vai encontrar os defensores e aqueles que falam mal da metodologia, mas sabemos muito bem que foram conseguidos grandes resultados por empresas que a aplicaram corretamente. Não é uma fórmula, sua empresa precisa criar suas estratégias de marketing tendo como base a metodologia. Os grandes pilares são o Marketing de Permissão e de Conteúdo, com foco em atrair seu público alvo até seu negócio e fazer vendas sem ter que ficar correndo atrás do cliente.

Metodologia Inbound Marketing

O Inbound Marketing funciona pra vários negócios, basta adaptar de forma correta para alcançar os resultados em cada empresa.

Os resultados geralmente são a longo prazo, então não pense em aplicar na sua empresa achando que vai ter muitas vendas no início, para isso, existem outras metodologias que podem ajudar a alcançar o resultado mais rápido.

Mas por que vou trabalhar em uma estratégia para alcançar resultados a longo prazo se posso conseguir resultados mais rápidos?

Para conseguir resultados mais rápidos, como o esperado, seu tempo é curto e é preciso criar estratégias a um prazo limitado. Se você ainda não tem tráfego que gera visitantes qualificados para suas vendas, você precisará investir altos valores para encontrar esse público em tempo hábil.

É basicamente correr atrás de clientes sendo aquele vendedor chato. Outro ponto é: quando o dinheiro investido em publicidade acaba, as vendas acabam também.

Já com o inbound, você começa a trabalhar conteúdo (Marketing de Conteúdo) dentro de uma jornada de compra, atraindo seu público desde o momento que está pesquisando, buscando novos conhecimentos, até o momento em que está buscando a solução. É dentro dessa jornada que você entra em jogo, gerando conteúdo de valor para ajudar seu público alvo.

Fases da Jornada do Comprador

Fases da Jornada do Comprador

O que sua empresa ganha com Inbound Marketing?

  • Referência: sua empresa passa ser uma referência para seu público.
  • Valor a sua Marca: você pára de brigar só por preço, valorizando seus produtos, serviços e sua marca.
  • O cliente vem até você: Você pára de correr atrás do seu público.
  • Menor gastos com marketing: ao longo do tempo, com seu público em mãos, você não precisa gastar altos valores para divulgar seus produtos, o que melhora muito o retorno do seu investimento.
  • Agiliza o trabalho do comercial: os interessados já chegam educados até seus vendedores, eliminando todo aquele tempo perdido em apresentações dos produtos e/ou serviços.
  • Vendas: Assim que se torna uma referência e gera um tráfego qualificado, você começa a ter vendas, dependendo do seu produto ou serviço, todos os dias.

Conseguir tudo isso é um sonho de todo empresário não é? Mas, para conseguir, tem que definir estratégias e correr atrás para realizar as ações propostas.

Se desistir, seu trabalho pode ter sido em vão e será mais uma empresa dizendo por aí que o Inbound Marketing não funciona.

Inbound Marketing funciona, mas é para quem pensa lá na frente, empresários que tenham visão de futuro, plantam hoje, para colher amanhã. Não é para aquele empresário que precisa vender “pra ontem”.

Mas existe uma metodologia, estratégia ou fórmula melhor que a outra?

Depende de cada objetivo e visão do empresário. Não tem uma melhor que a outra, tem que responder a questão: resolve seu problema? Se sim, então ela é certa para seu negócio.

Chega de brigar por que uma é melhor que a outra. Tenho cliente que trabalha metodologias paralelas na mesma empresa. Continua utilizando o Outbound Marketing (Marketing Tradicional), lança produtos injetando dinheiro para conseguir um resultado mais rápido e investe em Inbound Marketing pra melhor seu ROI a longo prazo.

Post: Como unir o Inbound e Outbound Marketing para gerar mais resultados para sua empresa

Ficou interessado em saber mais desse assunto? Assine nossa Newsletter.

Newsletter


Tags: