Inbound Marketing não funciona

Esse post é algo mais pessoal, baseado no que tenho ouvido de amigos, clientes e pela internet, algo do tipo “o inbound marketing não funciona!”. Vejo várias definições feitas por algumas pessoas sobre o tema, e indo a fundo na conversa com eles descobri o por que não funciona.

A principal afirmação é: “Não vendi nada” ou “não consegui vender”.

Antes de tudo, Inbound Marketing é uma metodologia baseado no marketing de permissão, com foco no cliente. O Objetivo é Atrair o perfil do seu cliente e levá-lo até a compra do seu produto ou serviço. Isso se faz gerando conteúdo relevante e atrativo para tornar sua empresa ou você um ponto de referência.

Mas isso não acontece do dia para noite. É um trabalho a longo prazo.

Os que me disseram que não funcionava por que não vendiam nada, esperavam vendas rápidas, a curto prazo.

Para este tipo de venda, o inbound terá uma chance muito pequena de funcionar, visto que a metologia passa por algumas fases, desde a atração, conversão em leads, relacionamento e enfim, gerar oportunidades de vendas e passar para sua equipe comercial.

Vai depender muito do seu objetivo em optar por usar um método de marketing mais tradicional ou o Inbound Marketing.

O inbound, funciona muito bem para produtos que exigem um processo de vendas mais longo, que precisa preparar o usuário para comprar seu produto ou serviço.

Se o inbound marketing não funcionou, mesmo sendo executado a algum tempo em sua empresa, é o momento de encontrar a causa e corrigir o quanto antes.

Já ouvi muitas empresas dizendo que fazem inbound marketing, mas estão usando ao mesmo tempo outras estratégias de marketing intrusivas e poucas eficazes, o que leva pessoas de fora a pensarem que é o inbound marketing que não está funcionando, pelo fato de ter visto essa empresa usando a metodologia, mas não levou em conta que não era o inbound o problema, mas sim as estratégias da empresa.

Também percebi empresários confundindo inbound marketing com fórmulas pré-definidas vendidas em treinamentos na internet, em que algumas pessoas que fazem o curso, copiam e colam o que aprenderam e depois dizem que estão fazendo inbound marketing, mas no fundo é uma fórmula (passo a passo) com um mix de inbound com outbound, explorando muito (as vezes até exagerado) técnicas de persuasão (gatilhos mentais).

Outra causa é a falta de planejamento e execução. Não adianta só planejar e não executar, não vai funcionar nenhum tipo de plano, e isso não é culpa de uma metodologia.

Não estou dizendo o que é certo ou errado. Vi empresas ganharem muito dinheiro usando fórmulas, aplicando o que aprenderam e não copiando e colando, assim como outras empresas usando o mesmo processo e não sair do lugar. Inbound Marketing também, funciona bem dependendo do objetivo do empresário e o comprometimento com a execução.

Vamos as desvantagens e vantagens de cada um baseado no meu ponto de vista e experiência:

Marketing Tradicional (Outbound Marketing)

Desvantagens

  •  Atinge um público muito genérico e foca na venda.
  •  Marketing focado em correr atrás do cliente.
  • Parou de pagar, param as vendas:
    Está pagando pra anunciar um produto = está vendendo.
    Parou de pagar = as vendas diminuem drasticamente chegando em vários casos a 0 vendas.
  •  Gasta mais na divulgação do que no Inbound.
  •  Difícil de Medir e Otimizar o processo de marketing e vendas.
  •  Marketing intrusivo. Sua empresa passa ser ignorada pela maioria, é visto como ‘chato’.

Vantagens

  • Vendas mais rápidas por um período mais curto.
    Ideal para levantar grana pro caixa, mais rápido.
  • Muito bom pra Branding (divulgar a marca).
  • É bom se deseja atingir um público mais amplo, como a Coca-Cola faz, pois ela tem um público mais amplo.

Inbound Marketing

Desvantagens

  • As primeiras vendas iniciam a um prazo mais longo que o tradicional;
    Não é o ideal para vendas a prazos curtos;
  • Tem um Investimento no inicio do processo até começar a atingir as primeiras vendas.
    O empresário tem a sensação de estar investindo e não estar tendo retorno até ver as primeiras vendas.
  • Ter uma equipe de marketing e vendas comprometida para funcionar.

Vantagens

  • Foca em solucionar o problema e ajudar o cliente.
  • O consumidor começa a te procurar e não o contrário.
  • Redução do investimento com midia paga, conseguindo um melhor retorno sobre o investimento (ROI).
  • Começa a gerar vendas a todo momento ou deixa seus contatos preparados para um momento específico.
  • Torna sua marca uma referência e passa a ser reconhecida no mercado do seu segmento.
  • Ganha credibilidade e seguidores que querem receber seu conteúdo.
  • Cria uma máquina de vendas (a longo prazo).
  • Tem métricas mais confiáveis e que ajudam a criar escalabilidade e otimizar seu processo de marketing e vendas.

É possível trabalhar o Inbound e Outbound Marketing juntos

Enquanto você precisa de uma grana mais rápida, faça sua campanha tradicional que sempre deu certo e em paralelo crie e vai executando um planejamento de Inbound Marketing para sua empresa. Conforme vai executando, baseado nas métricas, você otimiza seu investimento e começa a buscar as primeiras vendas.

Não recomendo parar com o Outbound e focar só em Inbound. Você pode fazer os dois trabalharem juntos!

O cliente é multi-canal. Ele está dirigindo e escutando rádio e em certo momento ele estará buscando informações na internet, como por exemplo, se ouviu um produto para venda que o interessou e ele quer saber mais, então acessa o endereço do site da sua empresa.

É bom que sua marca esteja presente em todos os momentos de seu cliente.

Marketing é Marketing

O que existem são meios e metodologias para ajudar alcançar os objetivos e metas da sua empresa, vale testar o que funciona melhor para seu negócio e chegar onde você quer.

No final, sem planejamento e execução, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Permissão, Marketing Digital, fórmulas, 4PS e 8PS nunca vão funcionar.

Gostaria de ouvir um pouco da sua experiência com marketing na sua empresa. O que funciona para você? Você tem algo a mudar sobre minha lista de vantagens e desvantagens de cada um? Comente!

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