Inbound Marketing para Academia – Jornada de Compra

Quem não gosta quando uma pessoa chega até a sua academia peguntando sobre os serviços oferecidos e seus valores? E mais ainda quando a matrícula é realizada? Mas você já se perguntou, qual caminho percorrido por essa pessoa até chegar para solicitar essas informações? Antes disso, de fato, ela percorreu um caminho, ou seja, fez uma jornada até chegar a compra.

Já ouviu falar sobre a pirâmide de Chet Holmes? Autor do livro  best seller The Ultimate Sales Machine, considerado um dos maiores influenciadores do marketing e vendas dos EUA. Através de suas experiências e testes, chegou a essa pirâmide de compradores:

Pirâmide de Chet Holmes - Estatus Web Studio

  • 3% das pessoas estão comprando agora.
  • 7% de pessoas estão dispostas a ouvir.
  • 30% não está pensando em comprar.
  • 30% acredita não estarem interessado.
  • 30% tem certeza que não está interessado em comprar.

Percebeu que você só vende pra 10% do mercado? E os outros 90%?

Você precisa despertar o interesse do restante que não estão em seu momento de compra. E nesse ponto, a jornada do comprador é ideal para identificar e produzir conteúdo que atrai visitantes com interesse e levá-los em uma jornada. E  finalmente, fechar um plano com a academia e tornar seu cliente. Vamos entender como funciona então.

Fases da Jornada

Fases da Jornada do Comprador

As 3 fases da jornada são: fase de Conhecimento, Consideração e Decisão.

Também vai encontrar essas fases divididas em 4, da seguinte forma: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão da Compra.

As duas formas estão corretas.

Fase de Conhecimento

Nessa fase, o seu futuro aluno percebeu que tem um problema e vai pesquisar sobre. Ele pode ter sentido, por exemplo, dor na coluna e não sabe o motivo. Então ele vai procurar sobre o que pode causar essa dor.

Fase de Consideração

Na consideração, ele já levantou todas as possibilidades sobre causas das dores na coluna, e percebeu que no seu caso, é causado pela posição em que ele trabalha na empresa. O trabalho dele é o dia todo sentado em frente a um computador. Consultou um médico especializado e foi orientado a fazer exercícios regularmente para sanar sua dor. Descobriu o problema e agora precisa tratar.

Fase de Decisão

Então agora ele foi pesquisar profissionais que possam orientar e elaborar os exercícios corretos para resolver seu problema. Em uma busca na internet, ele descobriu várias academias, mas uma em especial tinha vários artigos e informações sobre como os exercícios podem ajudar a diminuir dor na coluna. E enfim, dentre essas opções ele preferiu a academia que passava mais confiança e fechou matrícula.

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Uma das formas mais utilizadas para conseguir trabalhar a jornada é oferecendo conteúdo para cada uma dessas fases. Pode ser textos no blog da sua academia, vídeos ou materiais ricos, como um eBook.

Para a fase de Conhecimento, você poderia ter escrito um texto sobre dores na coluna, o título poderia ser algo assim: “Saiba quais são as principais causas da dor na coluna”. Para a fase de Consideração, poderia ser um outro texto sobre “7 posições no trabalho que podem causar dor na coluna”, e um terceiro texto pra fase de decisão: “5 Exercícios indicados por profissionais para aliviar a dor na coluna”.

Você já deve ter passado em um jornada de compra, desde a compra de um produto ou serviço de qualquer segmento. Quando alguém procura mais informações na sua academia, é porque ele está já procurando uma solução e quer saber se você é capaz de resolver o problema dele. Nessa hora, você é quem vai fazer o diagnóstico, identificando a “dor” dele e solucionando seu problema.

Pare um momento e pense como você já passou por uma jornada de compra. Você sabe como seus alunos chegaram até você?


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