Loja virtual com poucos produtos. Será que vende?

Quem disse que você precisa ter 500… 1000 itens pra montar uma loja virtual? Você pode montar uma loja on-line com apenas 1 item, e isso pode ser muito bom!

Você pode até ter um estoque dentro do seu quarto, e isso é normal, muitas lojas fazem assim e são um sucesso.

Algumas empresas me pedem se da para importar os mais de 1000 itens do sistema e “jogar” na loja virtual. Isso é um grande erro, pois não consegue dar a devida atenção para cada produto, e está destinado a uma loja que vai ter problemas para vender.

Antes de cadastrar os produtos na sua loja virtual, faça as seguintes perguntas:

  1. Pra quem vou vender e que problema vou resolver com meu produto?
  2. Esse público precisa do meu produto?
  3. Eles estão buscando por isso nos buscadores, como por exemplo, no Google?

Muitas lojas falham cadastrando produtos que nem sequer tem volume de pesquisas. Acabam investindo em mídia paga e o retorno continua o mesmo, baixas vendas. Achando que a solução é colocar mais dinheiro em mídia paga, erram novamente e o resultado é só tornar cada vez mais caro seu investimento em marketing. Esse é o resultado, justamente, por não se focar no produto que tem volume de buscas e que resolva um problema.

Como saber disso?

Encontre palavras-chave do seu produto

Levante as palavras-chaves que seu público pesquisaria na web, entre no Google Trends e veja sem tem volume de buscas.

Google Trends: quadro decorativo para loja virtual

O relatório do Google trás também as regiões que tem mais volume de buscas, assim você pode focar seus esforços em marketing nessas regiões.

Google Trends regiões: quadros decorativos para loja virtual

Analise a Concorrência

Outro fator importante, analise se tem concorrentes e como você vai se diferenciar. Veja se vai ter um bom lucro focando na venda desse produto mesmo competindo com outros concorrentes.

Como disse, as vezes focar em um produto por vez é melhor do que importar 1000 itens. Se tiver mais de 1 item, trate ele como se fosse o único produto da sua loja e que você precisa alcançar esse público que está pesquisando por ele.

Otimize o produto da sua loja virtual

Ao cadastrá-lo, coloque a palavra-chave no título, na url (link) do produto, insira uma descrição para os buscadores e não copie o texto do seu fornecedor, crie o seu, inserindo a palavra-chave e destacando os benefícios e diferenciais do seu produto, mostrando o problema que ele resolve.

Leia aqui um post que falamos mais sobre SEO.

Esses são alguns pontos importantes que você precisa saber antes de montar sua loja on-line e escolher uma plataforma de loja virtual. Você pode ter a melhor plataforma do mundo, mas se não fizer isso, poderá não ter nenhum resultado em vendas.

E respondendo ao título desse artigo: SIM! Você pode ser uma pequena empresa e ter apenas um produto para venda se:

  1. Ele resolve um problema;
  2. Tem volume de buscas;
  3. Tem um diferencial competitivo;
  4. A concorrência é baixa ou nenhuma.

Você tem grande chances de ser um sucesso em vendas, sendo um MEI e começando com o estoque dentro do seu quarto.

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