O que é Domínio e Hospedagem de site?

Vou tentar explicar de uma forma mais simples e não tão técnica, pois o objetivo deste texto é explicar para você que deseja criar um site, o que é um domínio e um servidor de hospedagem que sempre pedem para lançar seu site na internet.

O que a teia de aranha tem com isso?

Teia de aranha

Imagine uma grande teia de aranha.

Essa teia tem conexões entre elas através de fios, e em algum ponto esses fios se encontram. É assim que é chamado a maior rede de computadores do mundo, teia de aranha.

Cada ponto dessa teia é um dispositivo, seja ele um computador pessoal, um celular ou tablet.

Esse dispositivo está conectando nessa grande teia, podendo enviar e receber informações de outros dispositivos, como: envio e recebimento de textos e imagens, trocas de mensagens ou vídeos.

Mas para tudo não virar uma bagunça, cada ponto (dispositivo) tem um endereço, o qual é chamado de IP, que seria basicamente um código único, como um CPF identificando você na rede.

Tranquilo até aqui?

Servidor

Agora, essa teia (rede de computadores) pode estar ligada a outra teia, que está ligada a outra e assim vai, cobrindo o mundo todo.

Em cada conjunto da teia tem um computador que controla essa rede, o qual chamamos de servidor.

smartphone-friends-internet-connection

Servidor, o nome já disse, servir. Quando você envia uma mensagem, esta mensagem vai para o servidor e ele distribui para o endereço onde você deseja entregar essa mensagem.

Digamos que ele seja uma central de uma transportadora, onde os pacotes chegam e são distribuídos na rede.

Gostei. Vou usar transportadora para você entender melhor. Lembre-se, transportadora = servidor.

Para distribuir ou recolher esses pacotes de mensagens, textos e vídeos que são enviados a todo momento nessa rede, claro que a transportadora precisa de um endereço, que é nosso IP.

Cada site colocado na internet, tem um conjunto de arquivos, que foram usados para dar aparência e a dinâmica no site. Esses arquivos não ficam no computador da empresa por um motivo. Seu site deve estar acessível 24 horas, todos os dias.

Se você desligar seu computador, a transportadora não consegue acessar seu endereço IP para pegar o seu site que alguém solicitou. É como se você tivesse fechado sua empresa – seu computador com o seu site.

Servidor de Hospedagem

Datacenter

O servidor de hospedagem vai armazenar pra você, em um computador na rede que ficará ligado 24h todos os dias, todo conteúdo do site e suas contas de e-mail cobrando um valor mensal.

É como se você alugasse um espaço em um barracão de uma transportadora, e ela deixará sempre disponível seu conteúdo do site para quem quiser consultar.

Assim, você não precisa se preocupar se seu computador está ou não ligado quando alguém buscar seu endereço na internet (rede).

É muito mais barato que você deixar ligado um computador em casa e ficar monitorando direto para ele não ser invadido ou inserido vírus e perder o conteúdo do seu site.

Basicamente, se torna barato, pois as empresas que oferecem hospedagem de sites e e-mail, usam 1 computador com uma configuração muito boa, para aguentar ficar ligado direto, com um número alto de memória e um local arejado, com ventilação. Colocam vários sites, cada um com endereço diferente em suas devidas pastas separados e cuidam da segurança, para que esses arquivos e pastas não sejam invadidos.

Seria um servidor compartilhado. Assim, o custo se divide nos espaços criados para armazenar cada site. Você paga geralmente pela quantidade de memória, espaço em disco e de e-mail que seu site precisa.

Cada site é diferente. Uns precisam de mais espaço que outros, assim, as empresas de hospedagem oferecem planos conforme cada necessidade. É como os espaço ocupados no barracão da transportadora, uns precisam de um espaço maior e outros menor.

Mas se você quiser um computador (barracão) só pra você dentro da empresa de hospedagem. Tem também! E é claro que você vai pagar mais por isso.

As empresas de hospedagem possuem vários computadores, ou seja, a transportadora tem mais de 1 barracão.

E o que é Domínio?

Internet

O IP, tem um número doido e comprido para decorar. Imagine se você passasse o endereço do seu site assim 192.168.123.123 para um cliente acessar? Não né!

É aí que entra o domínio, que nada mais é que pegar seu endereço na internet e transformá-lo em um nome mais bonitinho.

Exemplo: www.estatus.com.br é muito melhor que 177.12.163.80.

  • O www, é pra dizer pro navegador que você está entrando nessa teia de aranha.
  • estatus é meu nome bonitnho da internet.
  • E .com.br é a extensão do meu domínio, que pode variar. Neste caso, o com quer dizer que é um endereço comercial, e br, porque é um domínio registrado no Brasil.

Onde registro o nome do meu domínio?

Você pode pesquisar se já tem ou não seu nome registrado na internet através do Registro.BR, que controla e mantém os registro no Brasil, os com extensão .br por exemplo.

Outros locais para registrar domínio com outras extensões são:

Para hospedagem de sites, existem vários. Eu uso à mais de 6 anos a KingHost e não tenho do que reclamar. Claro que perfeito não existe, mas o que me atende e sempre atendeu melhor no quesito respostas rápidas sobre dúvidas e segurança, eles ganharam.

Há… Essas foram as que me veio na memória no momento.

Só pra deixar claro! Não estou fazendo mercham de nenhuma delas e não estou ganhando nenhum centavo. Mas bem que gostaria hehehe.

Espero que esclareci sua dúvida. Deixe um comentário abaixo! 😀

Que tal receber mais dicas como essa? Assine nossa Newsletter!

Newsletter

 


Tags:,