O que é Otimização de mecanismos de pesquisa SEO?

Um dos grandes erros de muitos sites e blogs é não pensar na otimização de suas páginas. A otimização das páginas trás grandes benefícios para a empresa, como gastar menos com mídias pagas, atrair o público certo para seu website e sua marca ganhar autoridade na internet tornando-se referência. Mas como eu resolvo esse problema?

O que é SEO?

SEO é uma sigla do inglês Search Engine Optimization que em português ficou traduzida como Otimização de Mecanismos de Pesquisa.

SEO é um processo de melhoria que é feito nas páginas de um site ou blog para que atraia mais visitantes através das pesquisas realizadas nos buscadores disponíveis na internet, como o Google. Essa prática visa melhorar a classificação de suas páginas no resultado das pesquisas orgânicas.

O que é Busca Orgânica e Busca Paga

Google pesquisa paga x orgânica

Os resultados que aparecem por primeiro e ao final da lista em uma pesquisa no Google possuem uma marcação em verde “Anúncio”, são os anúncios que as empresas pagaram para se destacar no resultado naquela palavra chave que foi digitado na pesquisa.

Os demais resultados que não tem essa marcação são empresas que não pagaram, mas foram encontradas pelo Google e apresentadas no resultado.

Como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

No inbound marketing, SEO é essencial na fase de atração, pois ajudará a trazer visitantes para suas páginas através dos mecanismos de pesquisas e assim poderá convertê-los em contatos para formar sua base de leads e nutri-los preparando os para o momento da compra.

Páginas bem otimizadas focadas em conteúdo para sua persona vão trazer até você pessoas com maior interesse em seus produtos ou serviços, e como consequência, você terá menos gastos com o marketing, pois estará sendo mais específico.

Como os mecanismos de pesquisa encontram seu site e mostram em seus resultados

O Google recebe bilhões de pesquisas por dia por pessoas que estão com dúvidas e procurando a solução de um problema. Os mecanismos de pesquisa precisam fornecer informações relevantes e confiáveis a esta pessoa.

Para procurar essas informações, o Google usa “spiders” para rastrear a web em busca de indicadores. O rastreamento do Google é baseado em fatores como PageRank, links para uma página e restrições de rastreamento como o número de parâmetros em uma URL. Veja aqui a explicação do Google.

Estes spiders tentam descobrir do que cada página se trata e com base nos dados levantados eles geram uma lista de resultados que são mais úteis para quem fez a pesquisa.

Depois esses resultados são classificados de acordo com a popularidade e autoridade desse site. Ou seja, quanto mais visitas seu site receber, melhor sua classificação.

Vale ressaltar aqui que é muito importante para a sua empresa estar na primeira página do Google na busca orgânica e de preferência nas primeiras 3 posições.

60% de todos os cliques orgânicos ocorrem nos 3 primeiros resultados de pesquisa

Resultado PageRank do Google

Fonte: https://searchenginewatch.com/sew/study/2276184/no-1-position-in-google-gets-33-of-search-traffic-study

E o cenário brasileiro?

Aqui vai mais alguns dados sobre o cenário brasileiro em relação a buscas na internet:

  • 98,9% dos usuários usam ferramentas de busca;
  • 80% dos internautas não vão para a segunda página do resultado de busca;

Fonte: Ibope / Nielsen (2014)

É nesse momento que entra o inbound marketing e o SEO.

Você precisa descobrir o que suas personas estão pesquisando para que você otimize as páginas do seu site ou blog para que eles a encontrem.

Recomendo a leitura do post “Como escolher palavras-chave para seu blog ou site“.

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