Como montar um Plano de Marketing Digital para Centro de Estética e Beleza

Muitas empreendedoras têm dificuldades em fazer Marketing Digital para divulgar os serviços e produtos do seu centro de estética. Contratam um designer para criar arte, passam os textos e publicam, sem nenhuma estratégia, e o resultado não é o esperado. 

Nesse momento fica a dúvida: Por que algumas empresas do mesmo setor dão certo e com a sua empresa não?

“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
“Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importo muito para onde”, retrucou Alice.
“Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.

Alice no país das maravilhas Lewis Carroll

O primeiro passo antes de sair distribuindo arte é saber onde você quer chegar com suas postagens. Você pode até chegar em algum lugar, mas pode não ser o lugar que você gostaria.

Quais são seus Objetivos?

É fato que as metas de qualquer empreendedor é vender, mas para chegar a venda, é necessário definir etapas, cada um com um objetivo e todas ligadas com o mesmo propósito.

Vamos separar alguns objetivos mais comuns para chegar a venda:

1 – Atrair visitantes Qualificados

Para chegar a venda, você precisa ter visitantes que tenham o perfil do seu cliente. Ninguém vai vender nada se não tiver pra quem vender.

O que muitos esquecem é que, com o boom da internet, o comportamento do consumidor mudou:

  • O consumidor tem poder de escolha;
  • Marketing intrusivo é menos aceito;
  • Ele vai até o vendedor quando sente necessidade;
  • Tem acesso à informação;
  • Ele compara e pede recomendação;

Esses são alguns comportamentos que mudou com os consumidores atuais. Só analisando esta lista você já pode perceber se errou em alguma coisa no seu Marketing Digital, como por exemplo, ficar mandando muitas propagandas sem permissão dele, agindo como um intruso.

É importante você identificar o perfil do seu cliente para que você consiga levantar conteúdos que lhe interesse.

Não é número de seguidores, mas a qualidade dos seguidores. Dê uma olhada se a maioria dos seus seguidores tem o perfil do seu cliente.

Para atrair visitantes qualificados, você pode criar uma estratégia seguindo alguns passos simples:

  • Definir o perfil de cliente que deseja atrair;
  • Montar um calendário e produzir conteúdo que seja do interesse dele, mas que esteja relacionado aos seus serviços ou produtos.
  • Distribuir o conteúdo onde ele estiver, seja no Facebook, Instagram, Youtube ou Blog.
  • Criar um site incluindo seus serviços e produtos para quem já está procurando por uma solução no Google e possa te achar.

Este pode ser um objetivo de uma campanha. Com os temas de conteúdos em mãos e sabendo onde vai distribuir, agora sim, você pode passar para um designer montar as artes ou vídeos para você, um redator para seus textos, assim como materiais para converter seus visitantes em contatos através de formulários no site ou oferecendo um conteúdo para assinantes através de uma Landing Page.

É importante não esquecer de medir. Você pode definir uma data inicial e final para campanha, assim como metas que gostaria de alcançar.

  • Objetivo: Atrair visitantes qualificados para site e Redes Sociais.
  • Periodo: 3 meses. Do dia 01/09 até 30/11.
  • Seguidores atuais no Instagram: 1000 | Meta: 2000.
  • Seguidores atuais no Facebook: 1000 | Meta: 2000.
  • Inscritos atuais no Youtube: 1000| Meta: 2000.
  • Visitantes atuais no Site: 1000 mês | Meta: 3000.
  • Lista de contatos para E-mail Marketing: 0 | Meta: 2000 e-mails.

Após finalizar a campanha, levante os números e compare o quanto teve de avanço. Anote também os investimentos que teve para executar essa campanha, podendo analisar assim o seu ROI (Retorno do Investimento).

2 – Criar Oportunidades de Vendas

Você já passou pela etapa de levantar visitantes Qualificados, mas deixar eles só visitando não dá né? Curtidas e visitas não pagam suas contas. É preciso agora gerar oportunidades para vender seus serviços e produtos.

Você pode criar uma campanha com este objetivo.

  • Objetivo: Gerar oportunidade de Vendas.
  • Oportunidades atuais: 0;
  • Meta: 5 oportunidades semanais;
  • Criar Relacionamento com seus contatos e seguidores: E-mail e Redes Sociais.

Agora o objetivo do conteúdo muda. Para atrair, você pode criar conteúdos relacionados as dores do perfil dos seus clientes, atraindo eles para suas postagens, vídeos e lista de contatos.

Podemos dizer que esses seguidores e contatos poderão receber mais conteúdos de ajuda, mas agora poderá falar mais sobre os tratamentos, o que eles resolvem e seus benefícios.

Neste momento, você sabe que no meio disso tudo tem pessoas interessadas ou que você poderia despertar o interesse delas por seus serviços e produtos.

Nesta fase, você pode oferecer cupons de desconto, testes e avaliações grátis, degustação, ofertas e promoções diversas, filtrando assim da sua lista de seguidores e contatos, pessoas que possam provar e comprar seu produto.

Analise no final da sua campanha, quantas oportunidades conseguiu gerar. Não tenha medo de no início gerar poucas oportunidades, pois cada consumidor tem seu momento de comprar, então, quanto mais contatos qualificados e frequência de postagem de conteúdo relevante, mais oportunidades você pode gerar.

3 – Vender

Após suas oportunidades conhecerem seus serviços e produtos, é o momento de fechar vendas. Ligue para essas oportunidades e bate um papo, não como um vendedor, mas mostrando-se atencioso(a) e mostrando que está ligando por que quer ajudar ela a resolver um problema.

Nem sempre se consegue vender para todos interessados, pois muitos podem ter interesse, mas não conseguem pagar pelo produto ou serviço.

São vários os motivos de um contato não querer comprar:

  • Falta de dinheiro naquele momento da oferta;
  • O que você ofereceu não atendeu as expectativas dele;
  • Comprou com outra empresa, neste caso, você deve entender o motivo;
  • Não conseguiu resolver o problema;
  • Estava só curioso;
  • Entre outros motivos.

É importante levantar os motivos de não comprarem e documentar para poder trabalhar algo diferente para cada situação. Claro que existem situações que não tem como resolver, por exemplo, não pode pagar pelo seu serviço.

A análise também é importante aqui:

  • Quantas oportunidades de vendas foram geradas: 10.
  • Quantas vendas foram feitas: 5.
  • Taxa de conversão: 50%;
  • Investimento: R$ 1000,00.
  • Total de serviços vendidos: R$ 5000,00.

Dessa forma você consegue avaliar se valeu a pena sua estratégia de marketing.


Caso você fez tudo isso e não está vendendo, tente descobrir onde você está errando. Pode ser no conteúdo que você está gerando, na oferta ou atraindo um grande número de contatos interessados, mas que não tem como pagar pelos seus serviços.

Uma estratégia bem sucedida é baseada em análise de dados e aprender com os erros. Não desistir. Muitos tem sorte de ter grandes resultados no primeiro mês, mas outros podem levar meses. Mas depois de identificado suas falhas e corrigido, é só escalar as vendas e crescer.

Não existe uma fórmula pronta, você aprende conforme cria suas campanhas. No final, acaba criando sua própria metodologia, ou fórmula, se assim deseja chamar.

Espero ter te dado uma luz, deixe aqui suas dicas e sugestões.

Você ainda não conhece a planilha que criamos para planejar seu conteúdo? Não tem problema, baixe ela aqui!

Veja abaixo o vídeo explicativo de uso da planilha:

Planilha de Planejamento de Conteúdo para Estética
Site para clínica de estética

Tags:, , ,