Utilize o Inbound Marketing para sua empresa vender mais

Os clientes estão muito mais exigentes. Hoje o Procon tem uma lista enorme de telefones pra bloquear, regras mais duras contra spams e você possivelmente fica irritado com tanta propaganda no dia a dia.

marketing intrusivo (outbound) está sendo menos aceito, pois você recebe algo que não pediu, se deparando com propagandas sem você querer vê-las.

Com a internet, o processo de compra mudou! Agora é o consumidor quem decide o que quer ou não ver ou comprar.

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Inbound marketing tem o foco de ser encontrado pelo cliente, gerando conteúdo que eles querem ver. Sua empresa deve gerar conteúdo relevante atraindo sua persona para seu negócio, oferecendo a ele a solução dos seus problemas.

Mas como?

O que é a metodologia Inbound?

São fases que você deve passar desde atrair novos visitantes até fechar a venda.

Metodologia Inbound Marketing

Quais são as fases da Metodologia Inbound Marketing?

Atração

Fase Atração - Metodologia Inbound Marketing

Atrair pessoas ao seu site ou blog para que elas se tornem seus visitantes.

Conversão

Fase Conversão - Metodologia Inbound Marketing

Você já conseguiu um grande número de visitas em seu site, mas não conseguiu conversar com eles. Do que adianta?

É nessa fase que você transforma esse visitante em um contato (lead).

Para isso, você oferece algo em troca através de ofertas, e-books, etc – Qualquer informação do interesse do visitante, e você pede em troca pelo menos seu nome e e-mail.

Fechamento

Fase Fechamento - Metodologia Inbound Marketing

Após você ter esses contatos e ter enviando e-mails de interesse deles e perceber que ele está preparado para comprar seu produto ou serviço, é hora de transformá-lo em um cliente.

Encantamento

Fase Encantamento - Metodologia Inbound Marketing

Em todas as fases você deve oferecer conteúdo que impressione esses usuários, sejam eles visitantes, contatos (leads) ou clientes.

É importante sempre encantar seus clientes e assim, eles podem promover seu produto e serviços atraindo novos visitantes.

Análise

Tudo o que você fizer em todas as fases do inbound deve ser analisado, gerando relatórios para que você consiga perceber se está conseguindo atingir sua meta ou melhorar as estratégias dentro de cada fase.

Qual a importância do Inbound para sua empresa?

Aplicando a metodologia em sua empresa, você receberá vistantes interessados em seu produto ou serviço, pois você estará gerando informações que vão resolver o problema daquela pessoa que está pesquisando no Google.

Imagine a seguinte situação:

Você têm uma empresa de software para academia e criou um blog com vários artigos para auxiliar as academias na gestão de seus alunos, treinos, financeiro e venda.

Quando um empresário que tem academia estiver pesquisando no Google sobre “como gerenciar as matrículas da minha academia”, e seu blog tem justamente um artigo escrito sobre o assunto. Você acha que vai atraí-lo ou não?

Você começa a ser referência tanto para o seu público alvo como o Google começa a dar mais relevância a seu site e sua marca.

Com o visitante atraído, é só aplicar a metodologia até chegar ao fechamento da venda.

Transforme esse usuário que estava pesquisando na internet sobre um assunto que você tinha escrito em um contato.

Envie informações através de e-mail para ele sobre gestão de academia.

Quando este contato (lead) já está bem instruído, mostre pra ele como ele pode gerenciar tudo isso em um único sistema.

Os clientes não querem que você venda a eles. Eles querem ser instruídos

Se ele comprar o seu software é porque você mostrou a ele o quanto ele vai ganhar com um sistema de gestão, pois tudo que você escreveu no blog se encontra dentro do seu sistema. E é ele quem vai decidir se é isso que ele quer.

Este artigo é apenas para lhe apresentar a metodologia. Lembrando que se você for aplicar em sua empresa deve seguir estratégias e ferramentas que vão auxiliar a atingir suas metas de venda.

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